BM&C NEWS
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Quer pagar a faculdade do seu filho com investimentos? EQI explica como

BMCNEWS Por BMCNEWS
22/03/2024
Em INVESTIMENTOS E FINANÇAS, WWW

Em agosto do ano passado, o Tesouro Direto lançou mais uma modalidade de investimento, o Tesouro Educa +, criado com o objetivo de custear a educação no longo prazo.

Criado em parceria com a B3, o Educa + foi desenvolvido a partir da pesquisa do economista Prof. Dr. Robert C. Merton – vencedor do prêmio Nobel de Economia de 1997 – e do Prof. Arun Muralidhar.

“Com o Tesouro Educa + você possibilita uma renda mensal para o financiamento da universidade ou outros objetivos educacionais que seus filhos possam ter no futuro, garantindo ganhos acima da inflação para os recursos poupados”, afirma o Tesouro Direto, em sua página oficial.

Ainda não é cliente? Clique aqui e abra agora mesmo a sua conta na EQI

A equipe da EQI Investimentos destaca que, na prática, este título é semelhante ao Tesouro Renda +, em que há aplicações mensais durante um período até chegar o momento de conversão – quando o investidor começa a receber o fluxo mensal de pagamentos.

“Esse é um título híbrido, composto por IPCA mais uma taxa prefixada, que varia em torno de 4% a 5% ao ano. Isso significa que o investidor fica protegido da “corrosão” do dinheiro, já que tem um ganho real”, explica a EQI.

Leia Mais

DONALD TRUMP

Guerra no Irã desgasta Trump, e EUA consideram encerrar conflito mais cedo

31 de março de 2026
Ibovespa a 150 mil pontos? Veja os vetores que podem explicar essa alta

Ibovespa se aproxima dos 186 mil pontos com terceira valorização seguida

25 de março de 2026

O programa permite iniciar investimentos com valores a partir de R$ 30 mensais.

Na página oficial do Tesouro Educa +, um simulador orienta os usuários na escolha do título mais adequado, baseando-se em três critérios: a idade atual do filho, a idade prevista para o início da universidade e a renda mensal desejada para cobrir as mensalidades.

O investimento inicial maior é opcional, proporcionando flexibilidade no planejamento financeiro. O simulador exibe como um aporte inicial mais robusto pode diminuir os investimentos mensais futuros necessários para atingir a renda almejada.

O programa também oferece a opção de complementar os investimentos a qualquer momento, permitindo ajustes conforme as necessidades financeiras evoluem.

Taxas

A EQI lembra que assim como os demais títulos do Tesouro, você não é obrigado a segurar a aplicação até o vencimento, mas caso deseje fazer um resgate antecipado, é preciso ficar atento com a taxa de custódia da B3.

“Existe uma tabela de cobrança da taxa de custódia que funciona assim: Até 7 anos, a taxa é de 0,5% ao ano sobre o valor de resgate. De 7 a 14 anos, a cobrança é de 0,2% ao ano. Acima de 14 anos, a taxa vai de 0,1% ao ano. E se você esperar até o vencimento, nenhuma taxa será cobrada, desde que o valor da renda mensal não ultrapasse 4 salários mínimos. Caso ultrapasse, o valor cobrado será de 0,1% sobre o excedente”, explica a equipe da corretora.

Imposto de Renda

Além da taxa de custódia, é necessário pagar o imposto de renda sobre os rendimentos, que é cobrado conforme a tabela regressiva.

Se o resgate for feito em até 180 dias, você paga 22,5%. De 181 a 360 dias, o pagamento é de 20%.De 361 a 720 dias, a cobrança é de 17,5%. E acima de 721 dias, o imposto de renda é de 15% sobre os rendimentos.

Vale a pena?

Ainda de acordo com os especialistas da EQI, se você já é um investidor experiente, pode haver opções mais atrativas, com maior rentabilidade e menor custo, como uma previdência privada, por exemplo.

“Mas para quem não tem experiência ou não se considera muito bom com planejamento, o Tesouro Educa + pode ser uma alternativa. Até porque quando chegar o período de conversão, o dinheiro vai cair automaticamente todos os meses na sua conta”, apontam.

Ainda não é cliente? Clique aqui e abra agora mesmo a sua conta na EQI

Pernambucanas anuncia nova liderança com troca no comando

Argentina descarta rompimento com Brasil em meio a tensão política

Ibovespa cai com bancos após decisão do Fed e divergência interna

PSB oficializa Geraldo Alckmin como candidato a vice na chapa de Lula

Produção da Petrobras cresce 14,4% no segundo trimestre

Lula diz que Brasil não pretende entrar em confronto com EUA e China: “não sou louco”

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
redacao@bmcnews.com.br

Comercial:
comercial@bmcnews.com.br

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AGENDAS BM&C
    • BRASIL PRODUTIVO
      • Mercado de Capitais
      • Inovação travada
    • CONTA BRASIL
      • Combustível Brasil
    • BRASIL QUE INOVA
    • BRASIL QUE EMPREENDE
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES 2026
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • CASO MASTER
  • PETRÓLEO E ENERGIA
  • INTERNACIONAL
  • PROGRAMAS BM&C
    • BM&C BUSINESS
    • BM&C STRIKE
    • BM&C TALKS
    • BM&C VISÕES
    • CONEXÃO SEGURA
    • GLOBAL WALLET
    • LEADERS CONNECTION
    • MANHATTAN CONNECTION
    • MANIFESTE-SE
    • MERCADO & BEYOND
    • MONEY REPORT
    • NEW DEAL
    • PAINEL BM&C
    • PAPO DE DINHEIRO
    • RAV SANY
    • REPCAST
    • ROTA FÁCIL
    • SMART MONEY
    • WALL STREET CAST
  • CANNES LIONS
  • BRAZILIAN WEEK 2026
  • OPINIÃO
    • ALUIZIO FALCÃO FILHO
    • BRUNO CORANO
    • CARLOS HONORATO
    • ESTEVÃO SECCATTO
    • FABIO ONGARO
    • FABRIZIO GUERATTO
    • FRANCISCO ALVES
    • LIANE GARCIA
    • MARCO SARAVALLE
    • MARCUS VINÍCIUS DE FREITAS
    • MIGUEL DAOUD
    • RENATO BATISTA
    • RUI DAS NEVES
    • VANDYCK SILVEIRA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.