Com a proximidade do prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda de 2024, marcado para o dia 31 de maio, muitos contribuintes começam a sentir a pressão para organizar seus documentos e enviar todas as informações necessárias à Receita Federal. Mas você sabe quais são as consequências de não cumprir esse prazo?
Os Riscos de Atrasar a Declaração de Imposto de Renda
Ricardo Roberto, auditor fiscal da Receita Federal, enfatizou a importância da pontualidade na entrega das declarações. “O atraso não só acarreta uma multa, que pode ser um valor significativo, como também coloca o contribuinte em uma posição desfavorável perante as fiscalizações”, explicou.
A multa mínima estipulada é de R$ 165,74, podendo atingir até 20% do valor total do imposto devido. Um valor que Roberto classifica como substancialmente alto para qualquer contribuinte.

Como Evitar Multas na Declaração do Imposto de Renda?
Para evitar quedas nas armadilhas comuns que podem levar a erros na declaração e, consequentemente, a multas, é fundamental buscar informações de qualidade e se possível, o auxílio de profissionais da área contábil. Ednei Souza, da Hubs Contabilidade, sugere a antecipação do processo: “Começar a organização dos documentos e buscar orientação profissional com antecedência pode evitar muitos erros simples, mas que costumam ser caros.”
Dicas para uma Declarar Imposto de Renda
- Mantenha-se atualizado sobre as novas regras de declaração para o ano corrente.
- Organize seus documentos com antecedência, como comprovantes de rendimentos, despesas médicas, e educacionais, entre outros.
- Verifique todas as informações antes de enviar a declaração para assegurar que todos os dados estão corretos e completos.
- Utilize os serviços de um contador, caso tenha dúvidas ou uma situação financeira mais complexa.
Por Que Deixar Para Última Hora é uma Má Ideia?
Além das penalidades financeiras, atrasar a declaração pode resultar em complicações adicionais, como a retenção da declaração na malha fina e a demora no recebimento da restituição para quem tem direito. A eficiência e a tranquilidade de estar em dia com as obrigações fiscais não têm preço, destacam os especialistas.
Em suma, a orientação é clara: não deixe para a última hora. Prepare-se, informe-se e cumpra com suas obrigações fiscais dentro do prazo. Assim, você evita aborrecimentos e garante sua paz de mente.