BM&C NEWS
  • 🔴AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 🔴AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Fraude no INSS: aposentados relataram descontos indevidos!

Julia Soares Barbosa Por Julia Soares Barbosa
29/04/2025
Em Direitos e Benefícios, ECONOMIA, Economia POP, INSS, ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nos últimos anos, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) tem enfrentado um aumento significativo nas reclamações relacionadas a descontos indevidos em aposentadorias. Este problema tem gerado preocupações entre os beneficiários, especialmente aqueles que não autorizaram tais deduções. A Controladoria-Geral da União (CGU) e outras entidades têm investigado o caso, revelando um cenário preocupante de fraudes e irregularidades.

Entre 2021 e o primeiro semestre de 2024, o número de queixas registradas nos canais de atendimento do INSS cresceu exponencialmente. As investigações apontam que muitas dessas deduções foram realizadas sem o consentimento dos aposentados, levantando questões sobre a integridade das associações envolvidas e a eficácia dos mecanismos de controle do INSS.

Quais são as associações envolvidas?

As investigações revelaram que 11 associações foram suspensas pela Justiça após operações da Polícia Federal. Além disso, outras 12 entidades acumularam mais de mil reclamações cada no mesmo período. Ao todo, essas associações registraram 6,54 milhões de beneficiários com algum percentual de desconto em folha, mas ainda não se sabe quantos foram efetivamente vítimas de fraude.

Em julho de 2024, a CGU enviou ao INSS dados de uma auditoria que recomendava a suspensão dos repasses de mensalidades de oito associações. No entanto, nenhuma ação foi tomada, o que levanta preocupações sobre a capacidade do INSS de proteger seus beneficiários.

Leia Mais

Bruno Spada/Câmara dos Deputados. Fonte: Agência Câmara de Notícias

Fim da escala 6×1 terá transição de um ano, diz Hugo Motta

25 de maio de 2026

Se apenas quem precisa recebe o bolsa-família, como 5 milhões de beneficiários gastaram mais de R$ 3 bilhões nas Bets?

25 de maio de 2026

Como identificar descontos indevidos?

Os beneficiários do INSS devem estar atentos aos extratos de pagamento para identificar qualquer desconto não autorizado. Caso identifiquem irregularidades, é crucial que entrem em contato com o INSS imediatamente para registrar uma reclamação. Além disso, a consulta a órgãos de defesa do consumidor pode fornecer orientação adicional sobre como proceder em casos de fraude.

O aumento das reclamações ao longo dos anos é alarmante. No primeiro semestre de 2023, foram registradas 130 mil queixas, número que mais que dobrou no semestre seguinte. No primeiro semestre de 2024, as reclamações chegaram a 742 mil, indicando um problema crescente que afeta diretamente o valor dos benefícios pagos aos segurados.

App FGTS – Créditos: depositphotos.com / joasouza

O que está sendo feito para resolver o problema?

A CGU e o Tribunal de Contas da União (TCU) têm trabalhado para investigar e resolver essas irregularidades. Em 2024, o TCU constatou que muitas associações não apresentaram a documentação necessária para justificar os descontos, mesmo quando solicitadas pelo INSS. Essa falta de transparência é um dos principais obstáculos para a resolução do problema.

Além disso, a CGU recomendou que o INSS adote medidas para apurar os descontos indevidos e suspenda os repasses às associações envolvidas até que as investigações sejam concluídas. A recomendação inclui também a revisão dos acordos de cooperação técnica com entidades que tenham histórico de reclamações.

Qual é o futuro das aposentadorias no Brasil?

O caso das fraudes em descontos de aposentadorias destaca a necessidade de uma supervisão mais rigorosa e de mecanismos de controle mais eficazes por parte do INSS. A proteção dos direitos dos aposentados deve ser uma prioridade, garantindo que os benefícios sejam pagos de forma justa e transparente.

Com as investigações em andamento e a pressão crescente por soluções, espera-se que medidas mais eficazes sejam implementadas para prevenir fraudes futuras. A confiança dos beneficiários no sistema de seguridade social depende da capacidade do INSS de garantir a integridade dos pagamentos e de proteger seus segurados contra práticas fraudulentas.

O forte que deu nome à cidade, 34 km de praias e megabarracas tombadas como patrimônio: a capital cearense que acaba de fazer 300 anos

O ônibus de 15 metros que leva mais passageiros sem usar sanfona virou uma solução discreta para linhas cheias

Sede da maior conferência do clima do planeta em 2025 e palco da maior procissão católica do país: a capital amazônica fundada em 1616

O articulado de quase 23 metros que carrega uma multidão e muda a lógica das avenidas nos horários de pico

Ocupando um anel de 27 km de circunferência a até 175 metros de profundidade, o acelerador de partículas tornou-se a maior máquina do planeta

Com 50,45 km sob o Canal da Mancha o túnel que liga França e Reino Unido virou uma das maiores travessias subterrâneas do planeta

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AGENDAS BM&C
    • BRAZILIAN WEEK 2026
    • COMBUSTÍVEL BRASIL
    • CUSTO BRASIL
    • INOVAÇÃO TRAVADA
    • MERCADO DE CAPITAIS
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES 2026
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • CASO MASTER
  • PETRÓLEO E ENERGIA
  • INTERNACIONAL
  • PROGRAMAS BM&C
    • BM&C BUSINESS
    • BM&C STRIKE
    • BM&C TALKS
    • BM&C VISÕES
    • CONEXÃO SEGURA
    • GLOBAL WALLET
    • LEADERS CONNECTION
    • MANHATTAN CONNECTION
    • MANIFESTE-SE
    • MERCADO & BEYOND
    • MONEY REPORT
    • PAINEL BM&C
    • PAPO DE DINHEIRO
    • REPCAST
    • ROTA FÁCIL
    • SMART MONEY
    • WALL STREET CAST
  • CANNES LIONS
  • OPINIÃO
    • ALUIZIO FALCÃO FILHO
    • BRUNO CORANO
    • ESTEVÃO SECCATTO
    • FABIO ONGARO
    • FABRIZIO GUERATTO
    • FRANCISCO ALVES
    • MARCO SARAVALLE
    • MARCUS VINÍCIUS DE FREITAS
    • MIGUEL DAOUD
    • RENATO BATISTA
    • RUI DAS NEVES
    • VANDYCK SILVEIRA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.