BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Focus mostra inflação em 8,89% este ano, com Selic a 13,25%

Redação BM&C News Por Redação BM&C News
06/06/2022
Em ECONOMIA

Especialistas consultados pelo Banco Central projetam uma inflação de 8,89% ao final deste ano e de 4,39% em 2023, com a taxa básica de juros respectivamente em 13,25% e 9,75%, de acordo com uma atualização parcial da pesquisa Focus divulgada pelo BC nesta segunda-feira.

Em uma nota à imprensa simplificada, o BC informou que as expectativas do mercado apontam para uma alta do IPCA de 8,89% em 2022 e 4,39% em 2023, em uma mediana que considera todas as projeções válidas feitas nos últimos 30 dias até 3 de junho.

Leia Mais

Boletim Focus: inflação e juros no radar econômico

Boletim Focus: mercado eleva projeção da inflação para 4,71% em 2026

13 de abril de 2026
LISTA DO MASTER

Lista do Master: pagamentos milionários envolvem escritório ligado a Alexandre de Moraes, Léo Dias, Temer e Ratinho

10 de abril de 2026

Na mediana dos últimos cinco dias no sistema do BC, as estimativas para a inflação eram de respectivamente 9,0% e 4,5%, segundo a nota.

O IBGE divulga na quinta-feira os dados de maio do IPCA. O IPCA-15, considerado prévia da inflação oficial, desacelerou a 0,59% em maio, mas ainda assim surpreendeu com alta acima do esperado e registrou o resultado mais intenso para o mês em seis anos, com a taxa acumulada em 12 meses bem acima de 12% e no maior nível em 18 anos e meio.

Em relação à taxa básica Selic, que atualmente está em 12,75%, as projeções são de 13,25% ao final deste ano e de 9,75% em 2023. Na mediana dos últimos cinco dias, as contas ficaram em 13,25% e 10,13%.

Para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), os especialistas consultados veem uma taxa de 1,20% em 2022, que cai a 0,76% no próximo ano. Na mediana dos últimos cinco dias as expectativas são de expansão de 1,50% e 0,47%.

O PIB brasileiro cresceu 1,0% no segundo trimestre na comparação com os três meses anteriores, iniciando 2022 com aceleração da expansão com a ajuda da retomada do setor de serviços.

A divulgação dos dados desencadeou uma série de revisões de alta nos prognósticos para a atividade por parte de bancos, que seguem vendo ritmo mais fraco no segundo semestre, mas agora talvez na forma de uma desaceleração mais gradual.

Na última estimativa divulgada nessa parcial do Focus, o dólar é calculado a 5,05 reais tanto em 2022 quanto em 2023.

A pesquisa Focus não é publicada desde 2 de maio, devido à greve de servidores do BC, movimento que tem atrasado a publicação de indicadores.

Fundos do Intrabank alcançam R$ 4,3 bilhões com crescimento de 57%

O clássico anfíbio BTR-70 com tração 8×8 e dois motores a gasolina garante o transporte de tropas em terrenos hostis há mais de 40 anos

Não há mais o que fazer: baleia encalhada na Alemanha tem operações de resgate interrompidas

Avenue lança horário de negociação inédito para UCITS ETFs no Brasil

Com 36 camadas de massa e cozimento exato a 175°C, a técnica de laminação surge como o maior segredo do croissant perfeito

IBC-Br: atividade econômica brasileira cresce 0,6% em fevereiro

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.