A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) deverá em breve oficializar a aprovação de uma série de fundos negociados em bolsa (ETFs) baseados em Bitcoin. Esta antecipação tem criado grande expetativa, uma vez que representa um marco importante na integração do Bitcoin no mercado financeiro tradicional.
Grandes instituições financeiras aguardam aprovações

Eric Balchunas, analista sênior de ETF da Bloomberg, revelou que a Nasdaq já submeteu os formulários 19b-4 alterados para a BlackRock e Valkyrie, indicando que o processo está “basicamente pronto”. A SEC teria solicitado estas alterações e, segundo a Bloomberg, já não existem feedbacks pendentes após as recentes modificações. Espera-se que as aprovações formais ocorram na próxima segunda-feira (8), com rumores a sugerir que até 11 ETFs possam ser aprovados.
BlackRock planeia investimento maciço em Bitcoin
A BlackRock é uma das instituições que gerou mais buzz devido a rumores de que planeia adquirir US$ 2 bilhões em bitcoins já na próxima quinta e sexta-feira. Segundo Balchunas, este seria um movimento característico da empresa para impulsionar novos ETFs. Além da BlackRock e Valkyrie, outras empresas como Bitwise, Grayscale, Ark, Invesco/Galaxy, Hashdex, WisdomTree, Fidelity, Franklin e VanEck também apresentaram os formulários 19b-4 alterados.
Quais serão os impactos?
Apesar destes desenvolvimentos, o preço do Bitcoin não teve uma reação forte, possivelmente devido à expectativa já existente acerca destes eventos e à inatividade no mercado de Wall Street. Contudo, o rumor do investimento de US$ 2 bilhões pela BlackRock é um elemento novo que pode vir a impactar o mercado. Esta semana poderá assistir a grandes compras no setor de criptomoedas, tanto por parte dos próprios emissores dos ETFs como por investidores tradicionais e detentores de Bitcoin, prometendo trazer uma nova dinâmica ao mercado e uma maior integração das criptomoedas no ecossistema financeiro global.