Investimentos de R$ 44,3 milhões estão previstos para serem retirados do vale-gás no próximo ano. Essa realidade torna a competição por uma vaga no programa cada vez mais intensa. No entanto, o governo federal assegura que o pagamento continuará a ser realizado, bem como a seleção de novos beneficiados para o ano de 2024.
As inscrições para o vale-gás de 2024 ocorrem por meio do Cadastro Único. Integrando-se a este sistema de dados, as famílias tornam-se elegíveis para a seleção em diversos programas sociais, incluindo aquele que oferece auxílio para a compra de botijões de gás de 13 kg. O pagamento é realizado bimestralmente, com o próximo agendado para fevereiro.
Como se inscrever para o Vale-Gás 2024?

Apesar da redução do investimento, potencialmente para alocar recursos para o financiamento de emendas parlamentares, as inscrições para o vale-gás de 2024 permanecem abertas. Há a possibilidade de novas seleções para o primeiro pagamento, portanto, aqueles interessados devem atualizar seus cadastros o quanto antes.
O valor depositado corresponde a 100% da média do preço do botijão de gás de 13 kg. Para garantir sua vaga no programa, um representante da família com mais de 16 anos deve seguir os seguintes passos:
- Localizar o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) mais próximo;
- Solicitar a inscrição no Cadastro Único;
- Apresentar um documento com foto, CPF e comprovante de endereço;
- Responder ao questionário socioeconômico;
- Finalizar inscrição.
Aqueles que já estão inscritos no Cadastro Único podem procurar o CRAS para atualizar seus dados, se necessário.
Quando será o primeiro pagamento do Vale-Gás em 2024?
O primeiro pagamento do vale-gás em 2024 será realizado em fevereiro. O valor depositado é determinado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) e é creditado na conta do Caixa Tem a cada dois meses. O valor é liberado no mesmo dia que o Bolsa Família, mas não há ligação direta entre os dois programas.
Os depósitos são marcados de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) do titular:
- NIS final 1: 16 de fevereiro;
- NIS final 2: 19 de fevereiro;
- NIS final 3: 20 de fevereiro;
- NIS final 4: 21 de fevereiro;
- NIS final 5: 22 de fevereiro;
- NIS final 6: 23 de fevereiro;
- NIS final 7: 26 de fevereiro;
- NIS final 8: 27 de fevereiro;
- NIS final 9: 28 de fevereiro;
- NIS final 0: 29 de fevereiro