BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
No Result
View All Result
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
No Result
View All Result
BM&C NEWS
No Result
View All Result

Dólar em alta: navegando nas ondas da política monetária e do Petróleo

A força do dólar corriqueiramente tende a estar associada a taxas de juro mais elevadas, algo que já comentamos várias vezes

William Castro Alvesby William Castro Alves
28/10/2023

Relação Dólar e Petróleo.

A força do dólar corriqueiramente tende a estar associada a taxas de juro mais elevadas, algo que já comentamos várias vezes aqui no Insights Avenue, afinal, os juros representam o preço do dinheiro.

No entanto, quando se trata de moedas, a história não se resume apenas aos juros. Por exemplo, países que exportam grandes volumes de commodities, tendem a ver suas moedas nacionais se beneficiando de preços mais altos desses produtos – vale lembrar que as commodities são denominadas em dólares.

Historicamente, os Estados Unidos foram um dos maiores importadores globais de petróleo. No entanto, a partir do ano de 2019, devido a aumentos significativos na produção, o país se tornou um exportador líquido de petróleo para o mercado global. Como resultado, os EUA abandonaram a correlação negativa entre os preços do petróleo e sua moeda, passando a uma correlação positiva desde o momento em que se tornou exportador. Ou seja, hoje em dia, o dólar sofre influência não só devido a um aumento na taxa de referência do FED, mas também devido a um fenômeno relacionado às commodities. O petróleo bruto se tornou mais um fator contribuinte líquido para o fortalecimento da moeda americana. O gráfico abaixo ajuda a ver isso, essa mudança na correlação.

Fonte: FT – 16/out/2023

Época de resultados nos EUA: o que vimos até aqui?

Já estamos na terceira semana de intensa atividade em relação aos resultados publicados por empresas do S&P e até aqui podemos dizer que os resultados estão de forma mediana. Tanto o número de empresas que reportaram resultados surpreendentes positivamente quanto a magnitude dessas surpresas estão próximos das médias dos últimos 10 anos. Até aqui o S&P 500 está atualmente apresentando uma queda nos lucros em relação ao ano anterior pelo quarto trimestre consecutivo.

No geral, segundo os dados, 17% das empresas no S&P 500 já divulgaram resultados reais para o terceiro trimestre de 2023. Dessas empresas, 73% apresentaram lucros por ação acima das estimativas, o que fica aquém da média de 77% dos últimos 5 anos e ligeiramente abaixo da média de 74% dos últimos 10 anos. Em conjunto, as empresas estão relatando lucros que superam as estimativas dos analistas em 6,6%, o que está abaixo da média de 8,5% dos últimos 5 anos, mas igual à média de 6,6% dos últimos 10 anos.

Fonte: Factset – 20/out/2023

E essa semana que se inicia temos uma agenda cheia de resultados:

Estatística ou sazonalidade positiva?

Após um mês de setembro marcado por uma forte correção nos mercados, estamos testemunhando um mês de outubro que está também desafiador – até sexta-feira queda de 1,5% no mês. Setembro é conhecido historicamente por ser um mês desafiador para os mercados, enquanto o quarto trimestre tende a ter, historicamente, um desempenho positivo – vide gráfico abaixo. No entanto, após um ano de incerteza e com os mercados ainda aguardando uma recessão que parece nunca chegar, resta a questão se o S&P seguirá ou não essa tendência histórica este ano.

Fonte: Beehiiv – 13/out/2023

O retorno do 60/40?

Após o que foi o ano mais desafiador em quase 10 anos para a famosa estratégia de 60/40 (60% da alocação em renda variável e 40% da alocação em renda fixa), parece que em 2023 estamos retornando ao território positivo. Por enquanto, o único contribuinte tem sido o mercado de ações. Devido a ajustes consecutivos para cima nas expectativas de taxas de juros e vários aumentos na taxa de juros do FED, juntamente com a percepção de que essas taxas permanecerão mais elevadas por um período prolongado, a marcação a mercado dos títulos de renda fixa tem sido prejudicada.

Fonte: WSJ – 19/out/2023

Com isso, estamos caminhando para algo que nunca havia sido registrado desde que temos dados: três anos consecutivos de desempenho negativo em renda fixa.

A verdade é que a ideia de que o desempenho da renda fixa tende a proteger em anos mais desafiadores no mercado de ações sofre mais em cenários nos quais os níveis de inflação mais elevados acabam pressionando as taxas de juros para cima, impactando negativamente a marcação a mercado dos títulos de renda fixa. Inflação alta e aumentos nas taxas de juros tendem a ter um efeito negativo tanto nas ações quanto na renda fixa.

No entanto, em um ano no qual, apesar da inflação e taxas de juros elevadas, a economia surpreendeu pela sua resiliência e vivenciamos mudanças estruturais associadas à inteligência artificial (oferecendo oportunidades de crescimento secular no setor de tecnologia), a parte de renda variável da carteira acabou impulsionando o desempenho da estratégia 60/40.

O que sabemos é que, ao investir em renda fixa a partir de um ponto de partida de taxas elevadas, o retorno médio histórico desses títulos tende a ser mais elevado, uma vez que a tendência futura acaba sendo a redução das taxas de juros – o gráfico abaixo ajuda a mostrar isso.

Fonte: Charlie Bilello – 18/out/2023

Pelo caminho, continuamos com taxas historicamente altas, das quais os investidores podem se beneficiar, obtendo retornos anuais garantidos por meio de seus cupons. E este nível de retorno não era visto há muito tempo. Tanto que o valor relativo da curva de juros em relação à bolsa também se encontra em níveis muito atrativos.

Leia Mais

O setor imobiliário está entre os destaques na temporada de balanço do 3º trimestre no Brasil (Créditos: depositphotos.com / casadaphoto)

Temporada de balanços: 60% das empresas superam estimativa de lucro, aponta XP

15 de novembro de 2025
Brasília (DF) 19/11/2024 Deputado Eduardo Bolsonaro durante entrevista a imprensa.  Foto Lula Marques/ Agência Brasil

Moraes e Dino votam por aceitar denúncia contra Eduardo Bolsonaro

14 de novembro de 2025
Fonte: Bloomberg Opinion – 10/out/2023

Até o momento, estamos enfrentando o terceiro ano de retornos negativos na renda fixa, devido à marcação a mercado.

Fonte: Charlie Bilello – 18/out/2023

Fecharemos 2023 no verde? Será que a renda fixa ainda terá tempo para reverter as perdas do ano e evitar um ano historicamente negativo? Será que, após três anos desafiadores, veremos um 2024 no qual a renda fixa contribuirá positivamente para a estratégia clássica?

Todas essas perguntas encontram respostas na política do FED, na gestão da inflação e no desenvolvimento de um cenário macroeconômico global caracterizado pela extrema incerteza.

O que sabemos é que a alocação estrutural de longo prazo continua sendo fundamental, que a diversificação por meio do dólar é necessária e que as oportunidades proporcionadas pelas taxas de juros mais elevadas no mercado de renda fixa estão aqui para ficar, pelo menos por mais alguns meses.


Quer investir em renda fixa americana? Abra uma conta na Avenue.

*William Castro Alves é Estrategista-chefe da Avenue Securities


As opiniões transmitidas pelos nossos colunistas são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, a opinião da BM&C News.

Dólar em alta: Será que esse pesadelo acabou? Especialista avalia

Foto: FreePik

Tags: BMC1dólarECONOMIAMERCADOnelogica
336x280

Notícias

Temporada de balanços: 60% das empresas superam estimativa de lucro, aponta XP

Como IA e dados transformam a construção de marca nas empresas

Decisão da Corte de Londres leva Vale a nova provisão: “impacto é marginal”

Moraes e Dino votam por aceitar denúncia contra Eduardo Bolsonaro

  • All
  • análise
O setor imobiliário está entre os destaques na temporada de balanço do 3º trimestre no Brasil (Créditos: depositphotos.com / casadaphoto)
EMPRESAS E NEGÓCIOS

Temporada de balanços: 60% das empresas superam estimativa de lucro, aponta XP

15 de novembro de 2025
inteligência artificial e as influências nas marcas
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Como IA e dados transformam a construção de marca nas empresas

15 de novembro de 2025
Dia das Crianças: como ensinar seus filhos a lidar com dinheiro desde cedo
EMPRESAS E NEGÓCIOS

Brasil exporta ensino prático aos EUA em meio ao ambiente político mais fechado

14 de novembro de 2025
Airbnb - Créditos: depositphotos.com / grinvalds
EMPRESAS E NEGÓCIOS

Airbnb vira estratégia para financiar imóveis com renda de até 1,4% ao mês

14 de novembro de 2025

Leia Mais

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

by Redação BM&C News
8 de setembro de 2025
0

O Banco Central intensificou a vigilância sobre fintechs e operações de intermediação após episódios recentes que expuseram fragilidades fora do...

azul

Azul dispara com resultado operacional robusto em julho

by Rafael Lara
1 de setembro de 2025
0

As ações da Azul (AZUL4) tiveram um dos desempenhos mais expressivos do mercado nesta segunda-feira (1º de setembro de 2025)....

Analistas veem cautela dos investidores após interpretação de Dino sobre lei estrangeira

“Decisão de Dino no STF aumenta cautela de investidores”, dizem especialistas

by Redação BM&C News
20 de agosto de 2025
0

A recente decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação à aplicação de leis estrangeiras no...

Curva dos Treasuries reflete incertezas sobre política monetária americana

O que a evolução dos Treasuries revela sobre juros e inflação nos EUA

by Redação BM&C News
19 de agosto de 2025
0

O comportamento dos Treasuries desde 2022 mostra como as taxas dos títulos do Tesouro americano acompanharam a política monetária do...

Unidade de mistura de minério de ferro em porto na China

Minério de Ferro dispara com expectativa de novos estímulos na China

by Lucas Tadeu
7 de outubro de 2024
0

O mercado de minério de ferro tem vivenciado uma alta expressiva nas últimas semanas, impulsionado por expectativas de estímulos econômicos...

Foto: MZ

Transformando dados em estratégia nas divulgações de resultados

by Redação BM&C News
2 de outubro de 2024
0

A narrativa no mercado de capitais é muito mais do que uma simples história; ela é o fio condutor que...

Notas de 100 reais | Fonte: Pexels

30 Anos Plano Real: Como a estabilidade econômica transformou o planejamento financeiro dos brasileiros

by Redação BM&C News
1 de outubro de 2024
0

Em 2024 celebramos os 30 anos do Plano Real, um divisor de águas na história econômica do Brasil. Antes da...

desemprego no Brasil

Como é que a taxa de emprego aumenta e o seguro-desemprego cresce?

by Aluizio Falcão Filho
30 de setembro de 2024
0

Certos dados macroeconômicos são difíceis de entender no Brasil. Um exemplo é a recente alta de juros em um cenário...

Estratégias de investimento e desafios dos fundos multimercados em 2024

by Lucas Tadeu
23 de setembro de 2024
0

Marcelo Bolzan, sócio da The Hill Capital, falou sobre sua trajetória e a importância de uma boa estratégia de alocação...

NГѓВєmero de apostadores no Brasil supera em 7 vezes o de investidores, aponta pesquisa do IBGE

O crescimento das apostas no Brasil e seus desafios econômicos

by Lucas Tadeu
16 de setembro de 2024
0

O mercado de apostas esportivas e jogos de azar no Brasil está crescendo exponencialmente. Em 2023, 22 milhões de brasileiros...

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.