Ter um complemento de renda com investimentos é o objetivo de muitas pessoas e um dos instrumentos mais interessantes para conseguir uma renda mensal são os Fundos Imobiliários (FIIs).
Isso porque esses fundos pagam um rendimento todos os meses na conta dos investidores e, dependendo do valor total investido, a renda já pode começar a fazer uma boa diferença no orçamento.
“Uma característica relevante dos Fundos Imobiliários é o pagamento de dividendos mensais a seus cotistas, similar ao pagamento de aluguel em um imóvel tradicional”, destaca a equipe da EQI Investimentos.
A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) determina que 95% dos lucros semestrais dos FIIs sejam distribuídos aos investidores. Essa parcela do lucro é relativa à quantidade de cotas de cada membro.
“Por isso, investir em Fundos Imobiliários é uma excelente opção para quem deseja viver de renda”, ressalta a equipe da corretora.
É importante saber que esse valor pode variar mensalmente, já que depende diretamente do desempenho do fundo. Logo, em alguns meses o lucro poderá ser maior e em outros, menor.
Ainda não é cliente? Clique aqui e abra agora mesmo a sua conta na EQI.
Justamente por isso, é interessante fazer uma diversificação, evitando concentrar muito o investimento e priorizando setores diferentes.
“Já ouviu que não adianta colocar todos os ovos na mesma cesta? Como investidor, você não deve ter mais do que 30% da sua carteira alocada em um único ativo. Assim como é importante investir em ações de diferentes setores e empresas para diversificar a carteira, é necessário investir em diferentes Fundos Imobiliários. Tenha isso em mente: quanto mais diversificada for sua carteira, mais rentável e mais segura ela vai ser”, aconselha a EQI.
Isenção de IR
Uma grande vantagem para quem busca essa renda mensal é o de que os rendimentos dos FIIs são isentos do pagamento de imposto de renda, conforme a Lei 11.196 de 2005.
Para que não exista a obrigação de arcar com o imposto de renda na distribuição de proventos, você – investidor pessoa física – precisa estar dentro das seguintes especificações: Você deve ter menos de 10% do número total de cotas do fundo; O Fundo precisa ter, no mínimo, 500 cotistas e nenhum pode deter mais de 25% do Fundo; É necessário que as cotas sejam negociadas em Bolsa de Valores ou mercado de balcão organizado.
Mas é importante lembrar que ao vender suas cotas haverá uma incidência de 20% de imposto de renda sobre o lucro auferido.
Não é renda fixa
Apesar do pagamento de rendimentos mensais, é preciso lembrar que os fundos imobiliários fazem parte da renda variável. Afinal, os FIIs têm cotas negociadas na bolsa e o valor de cada uma varia de acordo com a oferta e a demanda, o que caracteriza bem a renda variável.
Até mesmo oss Fundos Imobiliários de papel, que investirem basicamente em títulos de Renda Fixa, ainda são considerados ativos de Renda Variável.
“Para comprar cotas de um fundo imobiliário é necessário ter conta em uma corretora de valores e realizar a transação no mercado de capitais”, lembra a EQI.
Ainda não é cliente? Clique aqui e abra agora mesmo a sua conta na EQI.