Você com certeza já ouviu falar em investimentos em renda fixa, mas sabia que também existe uma modalidade conhecida como renda fixa digital?
A equipe da EQI Investimentos explica que na renda fixa digital os ativos financeiros são transformados em tokens e a partir daí são distribuídos aos investidores. Nesta modalidade existem várias categorias de investimentos, como consórcios, energia, recebíveis e precatórios.
Portanto, o investidor vai adquirir um token de uma dessas categorias e a garantia da aplicação é do emissor do título – ou seja da empresa que converteu seus ativos em tokens.
Mas afinal, quais são as vantagens da renda fixa digital? Veja algumas a seguir:
** Rentabilidade
Uma das principais vantagens da renda fixa digital é a rentabilidade, que costuma ser mais alta do que nos ativos tradicionais. Isso é possível porque ela tem menos intermediários e menos custo de operação, já que não passa por um mercado regulado. Com isso, o emissor consegue oferecer maior rentabilidade ao investidor com retorno acima do CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro).
** Baixo investimento inicial
Esse tipo de aplicação é acessível a qualquer investidor, já que você pode comprar tokens a partir de R$ 100 .
** Liquidez
Você pode vender seus tokens no mercado secundário a partir de 90 dias da data de lançamento, ou em até cinco dias após esgotar os tokens. Lembrando que as duas principais plataformas que oferecem esses investimentos em renda fixa digital são o mercado Bitcoin e a Lique.
Vale a pena?
Mas então será que vale a pena investir na Renda Fixa Digital? Segundo a equipe da EQI, a resposta é sim, mas o investidor não pode olhar apenas para rentabilidade.
“Pode ser uma boa oportunidade de investimento como forma de diversificar o portfólio, até porque estamos falando de um mercado que não é regulado ainda. É preciso fazer uma análise de crédito do emissor do Token para saber se pena fazer o investimento”, aconselha a EQI.
Lembrando que esse tipo de aplicação não conta com garantias como o FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Por isso, é ainda mais importante entender o produto e a qualidade de crédito do emissor antes de decidir investir.
“ Assim como em qualquer outro investimento é preciso sempre analisar se o ativo oferece risco de crédito ou não. A diferença entre o mercado tradicional e o digital é que no mercado tradicional você pode contar com a ajuda de um assessor de investimentos e com um time de especialistas para te orientar melhor sobre os riscos envolvidos, as garantias e as melhores rentabilidades sem colocar em risco o seu patrimônio”, destaca a EQI Investimentos.
Ainda não é cliente? Clique aqui e abra agora mesmo a sua conta na EQI.