BM&C NEWS
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADOS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADOS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Marcus Vinicius de Freitas: Cidades portuárias

Ao longo da história, cidades portuárias exerceram papéis fundamentais no processo de desenvolvimento de países

Marcus Vinícius de Freitas Por Marcus Vinícius de Freitas
10/08/2023
Em MERCADOS
marcus-vinicius-foto

Ao longo da história, cidades portuárias exerceram papéis fundamentais no processo de desenvolvimento de países. Estas cidades conseguem aproximar o mundo à população local e servir como mola propulsora no desenvolvimento econômico. O mesmo se pode dizer quanto a aeroportos que desempenham uma função essencial no capitalismo de algumas nações. 

A Ásia é pródiga em casos de desenvolvimento a partir dos portos. Singapura é um exemplo clássico de um lugar que cresceu substancialmente em razão da sua posição geográfica e importância portuária. O desenvolvimento recente da China, em particular, tem uma relação profunda com as cidades costeiras como polos de progresso econômico e social.

Leia Mais

Mirando futuro IPO, Loovi retira Marçal da sociedade e recompra suas ações

14 de julho de 2026
Programa-Desenrola-Brasil-800x445

Governo lança Desenrola para informais com juros limitados a 1,99% ao mês

30 de junho de 2026

Um porto bem estruturado serve para o escoamento seguro do comércio internacional de um país. As cidades portuárias chinesas, por exemplo, possuem até mesmo uma renda per capita mais elevada que outras partes daquele país asiático. 

A China é reconhecidamente um país que investe pesado em infraestrutura. Aliás, há até mesmo um provérbio chinês que afirma: “Construa uma estrada e fique rico”. A ideia por trás desta expressão é enfatizar a importância da construção de uma infraestrutura sólida para permitir o avanço nacional, com a respectiva melhoria na qualidade de vida e do bem-estar social. A função do estado é planejar o longo prazo e pavimentar a estrutura necessária para que o setor privado possa agir e promover maior riqueza. 

O Brasil parece esquecer-se desta importante lição. Nos últimos anos, temos ouvido sobre o grande desenvolvimento do agronegócio brasileiro e a evolução que teve nas últimas décadas e também como transformou o Brasil num importante celeiro global.

Este celeiro, no entanto, enfrentará as agruras, num futuro próximo, de uma infraestrutura aquém de suas necessidades. Para o campo brasileiro alimentar o mundo – como se pretende – é necessário melhorar substancialmente a questão da infraestutura: estradas, ferrovias, portos e aeroportos. Além disso, a questão da armazenagem dos grãos é essencial para se lograr a manutenção de estoques reguladores e até mesmo a plena utilização das safras sem perdas desnecessárias. 

Cidades como Santos, que tem uma vida histórica associada ao porto, poderiam desempenhar um papel ainda mais relevante como porta de entrada e saída do Brasil para o mundo. Em muitos lugares, observa-se que algumas destas cidades se tornaram zonas econômicas importantes. À medida que se avalia o futuro do Brasil, seria o momento de uma cidade como Santos abrir-se ainda mais ao mundo para forçar uma mudança no seu status como cidade portuária e servir, de fato, como polo fundamental para fomento do desenvolvimento.

Seria interessante que houvesse uma zona franca na Baixada Santista e que neste litoral paulista também se criassem plataformas importantes de exportação. Talvez fosse o tempo de nossas autoridades visitarem as cidades portuárias chinesas, por exemplo, para melhor compreenderem como tornar suas cidades fundamentais ao progresso de uma nação.

Fazenda vê impacto limitado de tarifas dos EUA sobre economia brasileira

Ibovespa cai 0,36% e descola de NY; dólar fica estável em R$ 5,07

EUA retomam ataques ao Irã perto de Ormuz; Teerã reage e atinge base americana

Foto de Flávio Bolsonaro ao lado de homem ligado a Vorcaro é divulgada; senador nega conhecê-lo

Quando o Brasil perde mais do que um jogo

Empresas financeiras tentam transformar ativos em objetos de desejo

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AGENDAS BM&C
    • BRASIL PRODUTIVO
      • Mercado de Capitais
      • Inovação travada
    • CONTA BRASIL
      • Combustível Brasil
    • BRASIL QUE INOVA
    • BRASIL QUE EMPREENDE
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES 2026
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • CASO MASTER
  • PETRÓLEO E ENERGIA
  • INTERNACIONAL
  • PROGRAMAS BM&C
    • BM&C BUSINESS
    • BM&C STRIKE
    • BM&C TALKS
    • BM&C VISÕES
    • CONEXÃO SEGURA
    • GLOBAL WALLET
    • LEADERS CONNECTION
    • MANHATTAN CONNECTION
    • MANIFESTE-SE
    • MERCADO & BEYOND
    • MONEY REPORT
    • PAINEL BM&C
    • PAPO DE DINHEIRO
    • REPCAST
    • ROTA FÁCIL
    • SMART MONEY
    • WALL STREET CAST
  • CANNES LIONS
  • BRAZILIAN WEEK 2026
  • OPINIÃO
    • ALUIZIO FALCÃO FILHO
    • BRUNO CORANO
    • ESTEVÃO SECCATTO
    • FABIO ONGARO
    • FABRIZIO GUERATTO
    • FRANCISCO ALVES
    • MARCO SARAVALLE
    • MARCUS VINÍCIUS DE FREITAS
    • MIGUEL DAOUD
    • RENATO BATISTA
    • RUI DAS NEVES
    • VANDYCK SILVEIRA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.