BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Expectativa para Copom, payroll e temporada de balanços movem o mercado hoje

Os investidores apostam para um corte de 0,50 p.p. na próxima reunião do Copom, mas instituições financeiras acreditam que 0,25 p.p. seja mais provável

BMCNEWS Por BMCNEWS
31/07/2023
Em MERCADOS
Ibovespa
Foto: FreePik

Os índices futuros dos Estados Unidos operam dentro da estabilidade nesta segunda-feira (31), em semana que reserva o mais importante relatório de emprego do país, o payroll. Além disso, dados de atividade do Índice de Gerente de Compras (PMI) também estarão no olhar dos investidores.

A temporada de balanços corporativos do segundo trimestre de 2023 segue forte tanto nos EUA quanto no Brasil. Nos próximos dias, os números de bigtechs, como Apple e Amazon, e de grandes companhias brasileiras, como Petrobras (PETR4) e Bradesco (BBDC4), serão anunciados.

O mercado local também fica atento à próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Com a estreia de Gabriel Galípolo, a autarquia deve iniciar o processo de corte na taxa Selic. A questão, entretanto, é se a redução nos juros será de 0,25 ponto percentual ou 0,50 p.p., pois investidores e instituições financeiras se dividem nesse quesito.

Outro destaque importante será o retorno das atividades parlamentares em Brasília a partir de 1º de agosto, com as negociações para a reforma tributária no Senado e o novo arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados ganhando força.

Na noite de sexta-feira, a Petrobras anunciou a nova política de dividendos, com a companhia explicando que irá distribuir 45% do fluxo de caixa livre (valor que sobra do caixa gerado com a operação depois de descontados os investimentos), ante os 60% anteriormente. Segundo a empresa, a remuneração mínima anual é de US$ 4 bilhões para exercícios em que o preço médio do petróleo Brent for superior a US$ 40 por barril.

Ásia

Os mercados asiáticos registraram ganhos em sua maioria nesta segunda, uma vez que a esperança de mais estímulos de Pequim para a lenta economia chinesa motivaram os investidores. As preocupações com a desaceleração da China diminuíram o otimismo recentemente sobre a possibilidade de que a inflação esteja esfriando o suficiente para fazer o Federal Reserve parar de aumentar as taxas de juros. Entre os indicadores, o Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial da China subiu para 49,3 em julho, de 49,0 no mês passado.

SSE Composite: 3.291,04 (+0,46%)
Nikkei 225: 33.205,00 (+1,34%)
Hang Seng: 20.067,00 (+0,72%)
KOSPI: 2.632,58 (+0,93%)
TAIEX: 17.145,43 (-0,85%)

Europa

Os mercados europeus sobem ligeiramente em sua maioria nesta manhã, com os investidores digerindo uma queda na inflação da zona do euro e do Produto Interno Bruto (PIB) da região. Além disso, o mercado fica no aguardo da decisão de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE).

A inflação da zona do euro segue desacelerando e atingiu 5,3% em julho na base anual, ante 5,5% em junho, de acordo com dados preliminares do Eurostat. O resultado ficou dentro do consenso do mercado. Na comparação mensal, o Índice de Preços ao Consumidor do bloco teve leve queda de 0,1%.

O núcleo da inflação, sem os componentes mais voláteis de energia e alimentos não processados, mostrou-se mais persistente e se manteve em 5,5% em junho na base anual, levemente acima das estimativas de 5,4% do mercado.

Além disso, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro subiu 0,3% no segundo trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior, resultado levemente acima da expectativa de 0,2%. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a economia do bloco cresceu 0,6%, ante alta de 1,1% registrado no trimestre anterior e acima das projeções de 0,5%.

Leia Mais

Fórum de Davos

Tensão geopolítica em foco, Lula de fora e mais: veja os destaques do Fórum de Davos

20 de janeiro de 2026
Foto: Divulgação

Faturamento dos serviços avança 14,2% e impulsiona lavanderias ao topo do franchising

20 de janeiro de 2026

Cotação dos principais índices europeus (8h17):

STOXX 600: (+0,17%)
DAX 30: (+0,15%)
FTSE 100: (+0,03%)
CAC 40: (+0,63%)
FTSE MIB: (+0,58%)
IBEX 35: (-0,16%)
PSI: (-0,09%)

Agenda econômica

  • 03h00 – Alemanha: Vendas no Varejo (Junho)
  • 06h00 – Zona do Euro: Índice de Preços ao Consumidor (Julho)
  • 06h00 – Zona do Euro: PIB (2T23)
  • 08h25 – Brasil: Boletim Focus
  • 10h15 – Brasil: Indicador de Incerteza da Economia Brasil (Julho)
  • 10h45 – EUA: PMI de Chicago (Julho)
  • 20h30 – Japão: Taxa de Desemprego (Junho)
  • 21h30 – Japão: PMI Industrial (Julho)
  • 22h45  – China: PMI Industrial – Caixin (Julho)

Com apenas 122 cm de largura, a Keret House na Polônia é a casa mais estreita do mundo e fica espremida entre dois prédios em uma fenda urbana

SUV queridinho da Nissan é o mais barato, faz 13 km/l com seu motor potente e porta-malas gigante

Com vigas metálicas suspensas a 30 metros sobre pilares de concreto, o edifício de 1988 virou um marco revolucionário da engenharia em Salvador

“Maior risco do Brasil não está nos juros, mas no fiscal”, afirma especialista da Fami

Com dez anos de maturação e uma salga precisa de três por cento, é assim que as ovas de esturjão viram o alimento mais caro do mundo

Ibovespa renova máximas históricas e se descola do tombo em Wall Street

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.