
Os índices futuros dos Estados Unidos operam mistos nesta quarta-feira (28), depois que os investidores mostraram otimismo na véspera, com dados econômicos animando o mercado. Ainda assim, o receio de uma desaceleração econômica segue no radar, principalmente que o ciclo de aperto monetário não está concluído.
Com isso, os principais banqueiros centrais do mundo se reunirão em um painel do Fórum de Sintra, em Portugal. Os presidentes do Federal Reserve, Jerome Powell, do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, do Banco Central da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey, e do Banco do Japão (BoJ), Kazuo Ueda, podem dar mais indicações sobre a condução da política monetária.
No Brasil, o Banco Central continua a série de divulgações desta semana e divulgará dados sobre o saldo e volume de crédito em maio. Além disso, o Tesouro Nacional apresenta o relatório da dívida pública federal.
A expectativa fica para o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) e, sobretudo, para a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), que definirá a meta de inflação para 2026 e poderá revisar os objetivos de 2024 e 2025.
Ásia e Europa
Os mercados da Ásia fecharam mistos nesta quarta, com a região digerindo os números de lucros industriais da China, além da antecipação de mais dicas sobre a política monetária mantendo os investidores atentos.
Os mercados acionários europeus sobem nesta manhã, depois de quebrar provisoriamente sua sequência de derrotas no final da sessão de terça-feira. Os investidores ficam atentos ao Fórum do Banco Central Europeu (BCE) em Sintra, que contará com a presença de quatro dos principais banqueiros centrais do mundo.
Agenda econômica
- 8h – Brasil: Confiança do Setor Industrial (Junho)
- 8h30 – Brasil: Saldo e Volume de Crédito (Maio)
- 9h30 – EUA: Balança Comercial de Bens (Maio)
- 10h30 – Painel com Jerome Powell (Fed), Christine Lagarde (BCE), Andrew Bailey (BoE) e Kazuo Ueda (BoJ)
- 11h30 – EUA: Estoques de Petróleo Bruto – DoE
- 14h30 – Brasil: Dívida Pública Federal (Maio)
- 14h30 – Brasil: Fluxo Cambial Semanal