
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em queda nesta sexta-feira (10), com investidores em compasso de espera pelo relatório de empregos mais importante dos Estados Unidos, o payroll. Esse será um dado crucial para a definição do aumento de juros na próxima reunião de política monetária, como comentou o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em sabatina no Congresso.
O consenso do mercado prevê a criação de 205 mil vagas de emprego em fevereiro. No mês passado, houve 517 mil vagas de trabalho novas, o que surpreendeu os investidores. A taxa de desemprego, por sua vez, está prevista para se manter estável em 3,4%.
No Brasil, o principal indicador será o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro. O consenso do mercado está em variação de 0,80% no período, levando a inflação brasileira dos últimos 12 meses a atingir 5,54%. No mês passado, o IPCA alcançou 5,77%.
Os investidores locais também repercutirão alguns dos balanços do quarto trimestre, com destaque para grandes varejistas como Magazine Luiza (#MGLU3) e Via (#VIIA3). Hoje, apenas Embraer (#EMBR3) divulga seus números, antes da abertura do mercado.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam em baixa significativa nesta sexta, após Wall Street sofrer um tombo na véspera e enquanto investidores aguardam novos dados do mercado de trabalho dos EUA em meio a preocupações sobre mais altas dos juros básicos americanos.
Os mercados europeus caem hoje, liderados por uma liquidação no setor bancário. Os investidores também continuam a digerir os comentários do presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, enquanto os do Reino Unido tiveram uma recuperação econômica mais forte do que o esperado, mostrando que a economia britânica cresceu 0,3% e conseguiu evitar uma recessão.
Agenda econômica
- Balanço da Embraer antes da abertura
- Alemanha: Leitura final de fevereiro da inflação ao consumidor (4h)
- Reino Unido: Produção industrial de janeiro (4h)
- IBGE: IPCA deve acelerar a 0,78% em fevereiro (9h)
- Lula se reúne com Haddad e ministros da áreas de infraestrutura (9h)
- ABCR: Tráfego em rodovias pedagiadas em fevereiro (10h)
- CNI: Índice de Confiança do Empresário Industrial (10h)
- EUA: Relatório mensal de empregos (payroll) de fevereiro (10h30)
- EUA: Secretária do Tesouro, Janet Yellen, testemunha na Câmara (11h)
- BC oferta até 16 mil contratos de swap (US$ 800 milhões) em rolagem (11h30)
- BC oferta até R$ 4 bilhões em compromissadas de 3 meses (12h)
- EUA: Baker Hughes divulga poços de petróleo em operação (12h)
- Haddad concede entrevista ao vivo à CNN (19h)