
Após o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, ter falado que o BC norte-americano pode aumentar o ritmo de aperto monetário se necessário, o mercado passou a apostar em uma elevação de 50 pontos-base na taxa de juros na próxima reunião do Fomc.
Conforme mostram dados do CME Group, os economistas passaram a ver uma probabilidade de 68,3% de que o Fed suba os juros para o intervalo entre 5% e 5,25%. Ontem, a chance estava em 31,4%. Para a próxima reunião do Fed, as apostas para uma elevação de 25 pb se tornaram minoritárias, para 31,7%.
Powell declarou, hoje, no Comitê Bancário do Senado norte-americano, que o Fed está de olho em dados que podem indicar a necessidade de um aperto monetário mais agressivo, afirmando que “estaríamos preparados para aumentar o ritmo das altas de juros”.
“Continuaremos a tomar nossas decisões reunião a reunião, levando em consideração a totalidade dos dados recebidos e suas implicações para as perspectivas de atividade econômica e inflação”, explicou a autoridade monetária.
Agora, a previsão do mercado é que a taxa de juros termine o ano no intervalo entre 5,50% e 5,75%, com 35,3% de probabilidade.
Na opinião do economista-chefe da SaraInvest, Alan Ghani, o próximo dado do payroll, na sexta-feira (10), será decisivo para a decisão do Fed.
“Se o payroll vier novamente forte, teriamos esse caso super estranho de 0,25 [ponto percentual de elevação] e depois volta para meio [ponto percentual de elevação]”, afirmou Ghani.
A próxima decisão do Fed será no dia 22 de março.