
Nesta quarta-feira (11), milhares de voos foram impedidos de decolar, por uma pane generalizada nos sistemas de controle que fornecem informações de voo.
Nesse contexto, a Administração Federal de Aviação (FAA), que gerencia as decolagens, determinou que as companhias aéreas pausem todas as partidas domésticas até 11 horas (9 horas no horário local de Washington D.C.). Esta determinação visa permitir que a agência valide a integridade do voo e segurança da informação.
Segundo informações da rede americana NBC News, até o momento, estima-se que mais de 2.500 voos dentro e fora dos Estados Unidos atrasaram, por volta das 10h (horário de Brasília). Além disso, pelo menos 250 voos foram cancelados.
Pane no sistema foi ataque hacker?
Por ora, a motivação da pane no sistema de controle de voos não foi identificada. A Administração Federal de Aviação segue trabalhando para restabelecer os sistemas, para que volte o mais rápido possível.
Logo pela manhã desta quarta-feira (11), a Casa Branca foi informada do problema. A porta-voz do presidente Joe Biden, Karine Jean-Pierre, informou pelas redes sociais que “não há evidência de um ataque cibernético” por ora.
“Não há evidências de um ataque cibernético neste momento, mas o presidente instruiu (o Departamento de Transporte) a conduzir uma investigação completa sobre as causas”, disse a porta-voz.
Confira a notícia na íntegra: