
Às 12h45 desta segunda-feira, o Ibovespa opera em queda de 3,15%, cotado aos 104.131,47 pontos. O principal fator da queda são rumores que rondam o mercado sobre o nome de Aloizio Mercadante estar cotado para assumir ou o BNDES ou a presidência da Petrobras (PETR3;PETR4) no novo mandato de Lula.
Mercadante é ex-ministro do governo Dilma e sua volta causa preocupação aos investidores já que seu nome está associado à derrocada política e econômica do governo Dilma.
Aliado a isso, rumores de mudanças na Lei das Estatais também foram citadas por agentes financeiros como um dos motivos para a forte queda do Ibovespa. Isso porque, ainda segundo rumores, Lula deve derrubar a legislação das empresas estatais por meio de medida provisória.
Demais indicadores que mexem com o Ibovespa
Nesta manhã, o Boletim Focus mostrou um corte nas estimativas do IPCA deste ano, após constantes evoluções nas expectativas da inflação nas últimas semanas. A projeção para o IPCA foi de 5,92% para 5,79%. Há quatro semanas, a expectativa estava em 5,82%.
A mudança ocorreu após o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ter registrado variação de +0,41% em novembro deste ano, ante expectativa do mercado de variação de +0,55% no período. No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação chegou a 5,90%, ante os 6,47% registrados em outubro.
Outro ponto de atenção dos investidores será com a diplomação do presidente eleito Lula pelo TSE nesta segunda, e é esperado que anuncie novos ministros ainda nesta semana.