
Na última quarta-feira (19), a SpaceX, companhia de Elon Musk, anunciou o lançamento de seus novos serviços de conectividade, o Starlink Aviation, que nada mais é do que a conectividade a bordo de aviões.
O anúncio da companhia promete uma alta conexão, velocidade e baixa latência para os viajantes nas aeronaves, afirmando que os novos serviços da SpaceX são capazes de transformar a maneira como as pessoas passam o tempo a bordo de voos em qualquer lugar do mundo.
Em suma, o Starlink Aviation promete ser capaz de oferecer velocidades de até 350 Mbps de internet em cada avião, permitindo que todos os passageiros acessem a Internet com capacidade de streaming ao mesmo tempo.
“Com latência tão baixa quanto 20 ms, os passageiros podem se envolver em atividades anteriormente não funcionais em voo, incluindo videochamadas, jogos online, redes privadas virtuais e outras atividades de alta taxa de dados”, diz em seu site.
Após o anúncio na empresa, o dono da SpaceX comentou a novidade em sua página no Twitter. “A Internet em aviões será a mesma coisa que se você estivesse acessando a Internet em casa!”, escreveu o chefe da SpaceX.
Produtos da Starlink
O novo serviço da SpaceX marca o quinto produto de sua linha Starlink que já ofecere conexão residencial, empresarial, RVs e marítimo. Para viabilizar o projeto, a empresa projetou um terminal de recepção aerodinâmico e de baixo perfil para ser instalado na parte superior da fuselagem das aeronaves, como mostra a imagem acima. O terminal possui antena Phased Array dirigida eletronicamente.
O kit Starlink Aviation conta com um terminal aerotransportado, fonte de alimentação, dois pontos de acesso sem fio e chicotes. A SpaceX diz que as entregas do serviços começarão já em 2023.
Os mais de 3.000 satélites de órbita baixa da Starlink circulam o planeta a 550 km de altura. Essa rede permitirá que qualquer pessoa, a bordo de qualquer voo, em qualquer lugar do mundo, possa ter uma conexão de alta qualidade.