
O professor de Pesquisa de Mídia e Cenários Futuros da ESPM, Flavio Ferrari, avaliou, nesta segunda-feira (3), durante sua participação no BM&C Market, o que aconteceu com as pesquisas divulgadas pelos principais institutos referente ao primeiro turno das eleições de 2022.
“Os institutos de pesquisa, na minha opinião, não erraram”, destacou o professor inicialmente, que explicou que a grande questão é o que estamos usando como instrumento de avaliação para o erro e o que as pesquisas estavam medindo.
Desse modo, Ferrari afirmou que as pesquisas dos institutos realizadas no período pré-eleitoral medem a declaração da intenção de voto. “Para saber se essa medida da declaração da intenção de voto está correta, você precisaria entrevistar o Brasil inteiro solicitando a declaração de votos e comparar com o que os institutos estão apresentando”, disse o especialista em pesquisas eleitorais.
“O que está em discussão, é se essa métrica de declaração da intenção de voto medida previamente ao ato de votar é preditiva em um primeiro turno do resultado da eleição”, explicou Ferrari. No entanto, o professor afirmou que o que se demonstrou, nesse caso em particular, é que isso aconteceu com uma distância maior do que costuma acontecer.
“Eu posso concordar que nessa eleição a métrica da declaração da intenção de voto medida pelos institutos não foi tão boa métrica preditiva ao ato de votar”, finalizou o especialista.
Confira a entrevista na íntegra: