BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Petrobras: CVM estranha insistência de governo sobre conselheiros vetados

Redação BM&C News Por Redação BM&C News
05/08/2022
Em MERCADOS

 A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) considera estranha a insistência da União, acionista majoritária da Petrobras, na indicação de nomes para o futuro Conselho de Administração da estatal que foram “vetados” pela governança da empresa, disseram fontes próximas a companhia em condição de anonimato.

“De fato, causa estranheza que o acionista controlador tenha mantido as indicações dos dois candidatos considerados inelegíveis pelo Conselho de Administração”, diz um documento da CVM, segundo as fontes.

O caso é mais um capítulo de uma arrastada definição do novo conselho da estatal. O ingresso do atual presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, no colegiado foi acelerado graças à renúncia de José Mauro Coelho, ex-CEO.

Leia Mais

BEE4 lança guia prático para apoiar PMEs que querem acessar o mercado de capitais

14 de abril de 2026
CVM BUROCRACIA

O silêncio da burocracia

14 de abril de 2026

No entanto, desde de junho, a União aguarda a aprovação dos nomes indicados para o colegiado da estatal, o qual o presidente Jair Bolsonaro busca renovar em boa parte, diante de seu descontentamento com a execução da política de preços de combustíveis da empresa.

O Comitê de Elegibilidade (Celeg) da estatal e o Conselho de Administração da empresa não avalizaram dois dos nomes indicados pela União, considerando que há conflito de interesse para Jonatas Castro, o número 2 no Ministério da Casa Civil, e Ricardo Soriano, procurador da Fazenda Nacional.

Para Castro, a posição de conselheiro seria incompatível com o posto no governo, enquanto Soriano está à frente de disputas entre o governo e a estatal.

“A palavra final tem que ser do Comitê de Pessoas, de elegibilidade e do conselho. A companhia não pode permitir nomes que causem conflito”, disse uma das fontes.

“Como surgiu a dúvida se os conselheiros poderiam ser eleitos mesmo não sendo aprovados pelos ritos internos, procurou-se a CVM para comunicar esse fato. Se a União insistir com esses nomes, pode haver consequências não positivas e responsabilizações. O processo de análise os declarou inelegíveis, e o ideal seria que não fossem sob pena de sanções”, adicionou uma segunda fonte.

O conselho de administração da Petrobras foi quem buscou a CVM, reguladora do mercado de capitais, para informar que os nomes foram “vetados”, mas que a União mantinha as indicação para o futuro colegiado.

A Assembléia Extraordinária da Petrobras para a escolha do novo conselho de administração está marcada para o próximo dia 19.

Procurada, a CVM confirmou que há um procedimento em análise, após consulta feita pela própria estatal.

“A CVM recebeu uma consulta pontual da Petrobras, que foi respondida pela Superintendência de Relações com Empresas (SEP) em análise inicial sobre o tema. A questão não chegou até o Colegiado da CVM. Até o momento, a CVM não foi instada a realizar exame quanto à legalidade e/ou à regularidade de nenhum dos elementos do caso concreto”, informou o órgão regulador.

“Respeitadas as especificidades in casu que, se demandadas, poderão vir a ser examinadas por esta Autarquia, cabe destacar que a Assembleia Geral é o órgão social supremo das sociedades anônimas, hierarquicamente superior aos demais órgãos sociais, que se submetem às deliberações da Assembleia Geral e que, inclusive, tem competência para analisar a legalidade dos atos praticados pela administração.”

Eventuais sanções e punições, em caso de julgamento, podem ser aplicadas, segundo fontes com conhecimento do assunto.

Uma alta fonte do governo disse, também em condição de sigilo, que não acredita em conflito de interesse nos nomes indicados para o colegiado. Segundo essa pessoa, a palavra final compete à assembleia da empresa.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Sedã compacto com motor turbo de 116 cavalos entrega 17 quilômetros por litro na estrada e oferece seis airbags com ótimo custo-benefício em 2026

A queda de Orbán e o espelho imperfeito do populismo global

BEE4 lança guia prático para apoiar PMEs que querem acessar o mercado de capitais

Arquiteta mexicana constrói casa circular de 1.115 metros quadrados que funciona como relógio solar e some na paisagem vulcânica do Estado do México

Na esteira das terras raras, mineradora brasileira faz primeira exportação de monazita

FMI reduz projeção de crescimento econômico global para 3,1% em 2026

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.