Descobrir o que fazer em Rio das Ostras é mergulhar na capital do Jazz e Blues do Brasil. Situada na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, a cidade une belezas naturais preservadas a uma agenda cultural vibrante que atrai turistas do mundo todo.
O festival de Jazz e Blues é o único atrativo?
Embora o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival seja o evento mais famoso, colocando a cidade no mapa cultural internacional, há vida o ano todo. A cidade investe em cultura com a Concha Acústica e o Teatro Popular, oferecendo shows e peças teatrais fora da alta temporada.

A cidade se destaca por ser mais tranquila que suas vizinhas Búzios e Cabo Frio, sendo ideal para quem busca cultura sem abrir mão do sossego. A infraestrutura urbana é organizada, com uma orla revitalizada perfeita para caminhadas e ciclismo.
Quais as melhores praias para visitar?
A Praia de Costazul é a mais badalada, com seu famoso píer que avança sobre o mar e oferece uma vista espetacular. Para quem prefere águas calmas, a Praia da Joana e a Praia das Tartarugas são piscinas naturais ideais para crianças e para a prática de snorkeling.
Outro destaque é a Praia do Cemitério, que apesar do nome, é belíssima e tranquila. A qualidade da água e a balneabilidade são monitoradas, e informações ambientais podem ser verificadas junto ao IBGE para entender o perfil da cidade.
Praias e pontos turísticos a seguir:
-
Praia de Costazul: Píer turístico e ondas para surfe.
-
Lagoa de Iriry: Conhecida como Lagoa da Coca-Cola pela cor escura da água.
-
Praça da Baleia: Área de lazer com a famosa escultura da baleia jubarte.
-
Praia Virgem: Preservada e com acesso restrito a pedestres.
O custo de vida e hospedagem é alto?
Comparada a outros destinos da Região dos Lagos, Rio das Ostras oferece um excelente custo-benefício. A cidade possui uma vasta rede de pousadas e hotéis com preços mais acessíveis, além de uma gastronomia variada que vai de quiosques na praia a bistrôs sofisticados.
Se você planeja uma viagem em família, o vlog do canal Nicole Prazeres traz dicas valiosas sobre logística e lazer. No vídeo, a criadora compartilha sua experiência viajando com um bebê para Rio das Ostras e Búzios, detalhando desde a rotina no hotel até passeios de táxi marítimo e visitas à famosa Rua das Pedras:
Muitas pessoas escolhem morar na cidade pela qualidade de vida e proximidade com a capital e com Macaé (polo de petróleo). O calendário oficial de eventos e serviços pode ser consultado no site da Prefeitura de Rio das Ostras.
Leia também: A água que te cospe para fora: o fenômeno natural no Tocantins onde é impossível afundar
Como é o clima e quando visitar?
O clima é tropical litorâneo, com verões quentes e invernos amenos. A melhor época para visitar depende do seu objetivo: para o festival de Jazz, vá em junho (corpus christi); para curtir as praias com sol forte, o verão é ideal, embora a cidade fique mais cheia.
| Mês do Evento | Destaque Cultural |
| Junho | Rio das Ostras Jazz & Blues Festival |
| Janeiro/Fevereiro | Verão e Carnaval de rua |
| Setembro | Festival de Frutos do Mar |

