BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Opinião: não está cedo para Lula se achar a última bolacha do pacote?

Aluizio Falcão Filho Por Aluizio Falcão Filho
09/10/2025
Em OPINIÃO, POLÍTICA

A última pesquisa Quaest, divulgada ontem, mostra uma recuperação consistente da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: pela primeira vez, desde o início do ano, os índices de desaprovação (49%) e aprovação (48%) estão tecnicamente empatados. Quando comparamos esses números com os registrados em maio, observa-se o tamanho deste reerguimento. Naquele mês, a desaprovação do presidente era de 57%, contra uma aprovação de 40%.

Feliz da vida, Lula está em clima de “já ganhou”. “Quando chegar a época das eleições, cada um vai para o canto que quiser. Eu não vou implorar para nenhum partido estar comigo. Vai estar comigo quem quiser estar comigo. Eu não sou daqueles que ficam tentando comprar deputado. Não, vai ficar comigo quem quiser”, disse ele à TV Mirante, do Maranhão. “Se gente brincar em serviço, a gente acaba dando para o adversário a chance de ganhar que ele não tem hoje. É muito difícil alguém ganhar as eleições de nós em 2026, o governo vai terminar muito bem, o Brasil está vivendo um momento excepcional”.

Diante de tanto otimismo, é o caso de se perguntar: Lula está sendo realista ou se achando a última bolacha do pacote cedo demais?

Leia Mais

Bolsonaro

Bolsonaro é internado em UTI após diagnóstico de broncopneumonia bacteriana

13 de março de 2026
MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES

Líder da oposição vai protocolar pedido de impeachment de Alexandre de Moraes

6 de março de 2026

Lembremos que o presidente conseguiu reverter um cenário aparentemente inexorável em questão de meses. Mas isso não quer dizer que os perigos que cercavam sua reeleição estejam totalmente eliminados. O Brasil, ao contrário do que diz Lula, não está passando por um “momento excepcional”. Ainda estamos enfrentando desafios complicadíssimos, com juros altos e crédito bastante restrito para empresas que não vivem exatamente em um mar de rosas. Em 2024, por exemplo, tivermos um recorde histórico no pedido de recuperações judiciais: 2.273 processos. Em 2025, esse índice melhorou um pouco, mas ainda está acima da média histórica. São cerca de 142 pedidos mensais (contra 125, o padrão dos anos anteriores).

Além disso, é preciso lembrar que a aprovação de Lula está longe de ser majoritária. Um empate técnico entre aprovação e desaprovação não configura um cenário de estabilidade política, muito menos de favoritismo incontestável. A base de apoio do presidente continua fragmentada, e a relação com o Congresso segue marcada por tensões e negociações difíceis.

Do outro lado, a direita não está morta. Pelo contrário: os conservadores seguem com uma base fiel, presente nas redes sociais e em setores estratégicos da sociedade, como agronegócio, empresariado e igrejas evangélicas. A força demonstrada nas eleições municipais de 2024, com vitórias expressivas em capitais e cidades médias, também mostra que há um terreno fértil para a construção de uma candidatura de oposição competitiva em 2026.

Além disso, figuras da direita continuam com alto grau de engajamento popular. Mesmo com os desgastes, nomes como Tarcísio de Freitas e Romeu Zema mantêm índices de aprovação elevados em seus estados e são vistos como alternativas viáveis para uma candidatura nacional. Correndo em uma raia independente, mas com chances de surpreender, vem o governador paranaense, que começa a se apresentar, em algumas ocasiões, como “Carlos Massa Ratinho Jr.”.

Por fim, a economia mostra sinais de desaceleração depois de muitos meses com juros altos. Como muitos brasileiros votam com o bolso, qualquer frustração econômica pode abrir espaço para um discurso da mudança vindo dos oposicionistas.

Portanto, Lula pode estar comemorando antes da hora. A direita, com estratégia, unidade e um bom nome, ainda tem condições de disputar — e vencer — a eleição de 2026. Mas o jogo está longe de terminar. E como sabemos, em política, três meses podem ser uma eternidade. Imagine então o que pode acontecer em pouco menos de um ano.

O trágico fim do avião colossal de 6 motores e 84 metros, que era o único no mundo e transportava até trens na barriga

Abastecendo em apenas 8 minutos para rodar cerca de 1000 km, o novo ônibus a hidrogênio da Wrightbus promete revolucionar o transporte pesado sem depender de recargas elétricas demoradas

Armazenando cerca de 50 quilos de hidrogênio no teto e transportando 140 passageiros, o novo articulado da fabricante europeia cruza cidades inteiras liberando apenas vapor de água pelo escapamento

Com um gramado de futebol flutuante que desliza para fora da arena, o estádio japonês de 2001 virou o maior marco da tecnologia esportiva

Uma equipe inteira se reúne para transformar um terreno vazio em uma casa com acabamento de primeira em apenas 4 meses

Com 40% de todo o ouro do planeta e R$ 3 trilhões ainda enterrados, essa montanha colossal de 2,7 bilhões de anos mostra por que é a maior reserva de riqueza da história

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.