BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Bradesco projeta alta de 1,6% nas vendas do varejo este ano; índice fica 2,5 pontos abaixo de 2024 

Agência DC News Por Agência DC News
08/09/2025
Em EMPRESAS E NEGÓCIOS, Varejo

O Bradesco divulgou, na última sexta-feira, seu relatório de projeções para a economia, com projeção de alta de 1,6% nas vendas do comércio varejista, 2,5 pontos percentuais menor que o varificado em 2024, quando o comércio avançou 4,1%. O banco afirma que o consumo das famílias ainda deve se expandir no terceiro trimestre, devido ao mercado de trabalho aquecido e algum potencial impacto de precatórios, que pode inserir R$ 12 bilhões na economia a partir do ano que vem. No entanto, os investimentos dos varejistas devem seguir em desaceleração. “No segundo semestre, esperamos PIB próximo de 0%, encerrando o ano em 2,1%”, afirmou o relatório assinado pela equipe técnica do Bradesco. A pesquisa empresarial indica ainda alguma desaceleração nos termômetros de confiança e também na demanda percebida pelos empresários.

Para o fim de 2025, as projeções se mantiveram, de 2,1% de crescimento real do PIB, manutenção da Selic a 15%, dólar a R$ 5,50, desemprego em 5,9% e dívida bruta em 80,2% do PIB. Exceto pela inflação, que foi reduzida de 4,9% para 4,7% (IPCA anual). O Bradesco espera a manutenção da taxa de juros em 15% para este ano, com o primeiro corte já em janeiro de 2026. “O BC segue mostrando cautela quanto ao nível necessário de juros para garantir a convergência da inflação à meta.” A taxa Selic nominal, acumulada em 12 meses, têm projeção para fechar em 14,33% e a taxa Selic real, descontada da inflação no acumulado em 12 meses, em 9,23%. A projeção de crescimento anual do crédito geral é de 7,4% para este ano.

O banco ainda não determina como suficiente o cenário atual de moderação para antecipar o ciclo de início da flexibilização monetária. Por isso, espera o ciclo de cortes em janeiro, “quando o modelo de inflação do BC deverá estar ao redor da meta.” A análise sobre a taxa de juros ainda afirmou que os dados do segundo trimestre confirmaram os efeitos da política monetária. “Os canais da política monetária, que agiam de maneira tímida e parcialmente obstruídos no início do ano, começaram a atuar.” A projeção da Selic ao fim de 2026 é de 11,75%.

Leia Mais

Ferramenta de 40 mil anos achada em caverna prova que homem de Neandertal era muito mais inteligente do que pensávamos

Ferramenta de 40 mil anos achada em caverna prova que homem de Neandertal era muito mais inteligente do que pensávamos

14 de abril de 2026
Sonda espacial entra na órbita de asteroide com 200 quilômetros de diâmetro que abriga 10 quintilhões de dólares em metais preciosos e ferro pesado

Sonda espacial entra na órbita de asteroide com 200 quilômetros de diâmetro que abriga 10 quintilhões de dólares em metais preciosos e ferro pesado

14 de abril de 2026

A inflação é uma das boas notícias analisadas pelo Bradesco. Sua projeção foi reduzida de 4,9% para 4,7% (IPCA anual). “O repasse da valorização do câmbio tem mostrado impactos na redução de custos de produção repassados ao consumidor final.” A previsibilidade da inflação de alimentos “mais bem-comportada”, também contribuiu para a projeção mais otimista. O risco que continua a ser monitorado é o aquecimento do mercado de trabalho sem uma contrapartida de aumento da produtividade. “Esperamos aumento real de rendimentos próximo de 4% no próximo ano”, afirmou o Bradesco. “Isso deve manter a inflação de serviços ao redor de 5%.” Os estudos da instituição apontam alguma redução de Nairu (Taxa de Desemprego Não Aceleradora da Inflação), contribuindo para a não aceleração da inflação. A projeção do desemprego é de leve aumento em 2026, em 6,5%, contra 5,9% ao fim deste ano.

Sobre o PIB, a instituição confirma a trajetória de desaceleração do crescimento, devido aos resultados de setores mais cíclicos e dependentes de juros. Já segmentos ligados a indústria extrativa seguiram com os resultados positivos. O alerta fica para a absorção doméstica, que cresceu abaixo do PIB total pela primeira vez desde 2023 (no gráfico), “indicando alguma diminuição da pressão sobre a capacidade ociosa da economia.” A expectativa é de intensificação desse movimento nos próximos trimestres – com menos crescimento da absorção doméstica.

(Fonte Bradesco)

Veja mais notícias aqui. Acesse o canal de vídeos da BM&C News.

Ferramenta de 40 mil anos achada em caverna prova que homem de Neandertal era muito mais inteligente do que pensávamos

Sonda espacial entra na órbita de asteroide com 200 quilômetros de diâmetro que abriga 10 quintilhões de dólares em metais preciosos e ferro pesado

UBS BB eleva preço-alvo de Banrisul, mas vê queda e rebaixa recomendação

Com 830 km de extensão, a rota na Escócia surge como a jornada costeira mais cênica e um marco do turismo britânico

Empresas se endividam para pagar impostos e especialistas alertam para riscos

Aventureira britânica de três cilindros gera 108 cavalos de potência e abriga tanque de 20 litros para cruzar a América do Sul sem imprevistos

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.