BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Mercado encerra semana atento a tensão no Irã, inflação nos EUA, e risco fiscal no Brasil

Renata Nunes Por Renata Nunes
13/06/2025
Em ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O mercado financeiro global encerrou a semana em clima de otimismo moderado, sustentado por dados de inflação abaixo do esperado nos Estados Unidos, avanço nas negociações comerciais com a China e forte desempenho das bolsas internacionais. Contudo, o ambiente externo voltou a se tensionar com o ataque de Israel a bases nucleares no Irã, que provocou alta imediata no preço do petróleo. No Brasil, a melhora nos indicadores inflacionários impulsionou o Ibovespa, mas o risco fiscal e o conflito entre Congresso e governo sobre tributos voltaram a pressionar o câmbio.

Segundo Marco Prado, apresentador do programa Pre-Market, os dados da semana ajudaram a consolidar uma visão mais clara sobre o rumo da política monetária americana: “Tanto o CPI quanto o PPI vieram benignos, sinalizando que a inflação nos EUA segue sob controle. O mercado já calibra dois cortes de 0,25 ponto percentual pelo Fed ainda neste ano, e isso tem sustentado o apetite por risco”, afirmou.

Além disso, os avanços nas tratativas entre EUA e China, especialmente envolvendo terras raras — insumos essenciais para o setor de tecnologia, ajudaram a melhorar o humor dos mercados na Ásia, Europa e nos próprios Estados Unidos. Apesar de novas declarações agressivas do presidente Donald Trump, que voltou a chamar o presidente do Fed de “idiota”, os investidores ignoram o tom provocativo e já precificam sua postura como parte de uma estratégia de barganha.

Europa e Brasil: inflação sob controle, mas preocupações persistem no mercado

Na zona do euro, a inflação segue comportada na maior parte dos países. A Alemanha renovou topos históricos na bolsa, apoiada pela queda no custo da energia, que vem aliviando a pressão inflacionária. A exceção foi a Espanha, com um dado mais negativo, mas sem mudar a tendência geral.

Já no Brasil, os dados de inflação também vieram positivos, trazendo algum alívio. Ainda assim, o tema fiscal voltou ao centro da atenção, com o Congresso pressionando o governo sobre a tributação do crédito agrícola e o IOF. “Essa pauta do crédito rural atinge em cheio a bancada ruralista, em um momento sensível para o plano safra 2025/2026. É um custo político e econômico que pode travar o avanço do governo”, avaliou Prado.

Leia Mais

MINISTRO DE LULA

Lula anuncia saída de ao menos 18 ministros para disputar eleições de 2026: veja quem sai

31 de março de 2026
MAILSON DA NÓBREGA

Exclusivo: Maílson da Nóbrega diz que visão econômica do PT trava crescimento do Brasil

27 de março de 2026

Câmbio e commodities no radar do mercado: petróleo dispara, dólar resiste no Brasil

No mercado de câmbio, o dólar caiu frente a pares emergentes com o ambiente externo mais favorável. No entanto, no Brasil, o movimento foi contido pelo risco fiscal, o que manteve a moeda praticamente estável, com leve queda na semana.

Já o petróleo foi o destaque entre as commodities, com alta de 7% após o ataque de Israel ao Irã. A tensão geopolítica trouxe impulso às ações da Petrobras, que foi o principal destaque positivo da semana no Ibovespa. “A alta da Petrobras foi expressiva, mas sustentada por uma notícia preocupante: o agravamento do conflito no Oriente Médio. Isso mostra como o mercado está sensível a qualquer sinal de tensão”, pontuou Marco Prado.

Ibovespa segue testando resistência

O Ibovespa teve uma semana de recuperação e continua tentando romper novas máximas históricas, embora ainda enfrente obstáculos internos, como o cenário fiscal indefinido e o desempenho mais fraco do real.

“O investidor segue otimista com os dados macro, mas cauteloso com Brasília. O mercado quer visibilidade, principalmente sobre o que virá na política de gastos e tributos nos próximos meses”, concluiu Prado.

Leia mais notícias e análises clicando aqui

Conheça nosso canal no YouTube

Com roda-gigante e lago para barcos a 120 metros de profundidade, uma antiga mina de sal abandonada foi transformada no parque de diversões mais exótico do mundo

O lago mortal submerso no fundo do mar que mumifica instantaneamente as criaturas marinhas

A montanha colossal de 65 mil quilômetros que corta o planeta inteiro e a humanidade não consegue enxergar

Robôs feitos de células humanas já estão curando nervos danificados em laboratório

A maior cachoeira do mundo, que fica escondida no fundo do mar, tem 3 mil metros

Reduzindo o consumo de diesel em 11% através de sua aerodinâmica, o gigante de dois andares acomoda 60 pessoas com poltronas de 180 graus

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.