
Analistas avaliam que a China está á frente dos Estados Unidos quando o assunto é inovação em dinheiro online. Isto pode ser um desafio para o status do dólar americano como reserva monetária. Quase 80 países – incluindo China e EUA – estão em processo de desenvolvimento de uma Moeda Digital do Banco Central – CBDC. A China já lançou seu yuan digital para mais de um milhão de cidadãos chineses, enquanto os EUA ainda estão amplamente focados na pesquisa.
Os dois grupos encarregados dessa pesquisa nos EUA, a Digital Currency Initiative do Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT e o Federal Reserve Bank de Boston, estão analisando de que forma a moeda digital se comporta na vida dos americanos. A privacidade e a segurança são duas grandes preocupações.
Outra preocupação é o acesso. De acordo com o Pew Research Center, 7% dos americanos dizem que não usam a internet. Para americanos com mais de 65 anos, isso representa 25% da população. Os EUA querem ter o cuidado de garantir que o dólar continue sendo o líder monetário da economia mundial.
Alguns especialistas consideram o yuan digital positivo, porém, pode ser torar uma ameaça á economia. “O yuan digital é a maior ameaça ao Ocidente que enfrentamos nos últimos 30, 40 anos. Isso permite que a China coloque suas garras em todos no Ocidente e permite que exportem seu autoritarismo digital ”, disse Kyle Bass, da Hayman Capital Management.