• MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS
quinta-feira, agosto 21, 2025
Bm&c news
728x90
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
  • Gastronomia
Início Mercados

Opinião: “Como a impopularidade de Lula impacta as eleições de 2026?”

Por Aluizio Falcão Filho
17 de fevereiro de 2025
Em Mercados, Opinião
Opinião: "Como a impopularidade de Lula impacta as eleições de 2026?"
EnviarEnviarCompartilhar

Como se sabe, uma pesquisa do Instituto Quaest mostrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve um índice de aprovação mirrado: apenas 24%, a menor taxa conseguida por Lula desde o seu primeiro mandato. Mas o que está por trás dessa impopularidade crescente?

Muitos podem apontar a economia como uma explicação para esse surto de reprovação. Mas os números atuais ainda estão bons. É verdade que muitos analistas apontam para uma queda na atividade econômica a partir do segundo semestre, mas dificilmente isso influenciaria três quartos da população brasileira.

A inflação dos alimentos, no entanto, pode ajudar a esclarecer esse fenômeno. Os preços nos supermercados cresceram substancialmente nos últimos meses e criaram anomalias como a carestia em torno do café e do azeite de oliva. Mas será que a alta de preços é tão importante assim? Vejamos o que diz outra pesquisa, desta vez do Ipec (antigo Ibope).

Este estudo também captura a queda de popularidade de Lula: 62% dos entrevistados acham que o presidente não deve tentar a reeleição em 2026 (eram 57% em novembro de 2024). Nesta amostra, 95% dos eleitores de Jair Bolsonaro partilham dessa opinião. Até aí, tudo bem. Mas 32 % daqueles que votaram no petista em 2022 também acham que ele não deve tentar se reeleger.

Notícias Em Alta

Por que se importar com quanto dinheiro os bilionários têm?

20 de agosto de 2025
Mercado atento a Jackson Hole em busca de sinais sobre juros

Mercado atento a Jackson Hole em busca de sinais sobre juros

20 de agosto de 2025

E quais seriam as explicações para isso?

São várias. Vamos lá: não está fazendo um bom trabalho (35%); é corrupto (20%); idade avançada (17%); já teve sua chance (11%); falta de confiança (9%); não é um bom administrador (5%); aumentou impostos (5%); prometeu não se candidatar novamente (3%); não cumpre o prometido (2%); inflação muito alta (2%).

Como se vê, a alta de preços é o fator de menor importância (pelo menos no estudo do Ipec) para explicar a implicância com a reeleição de Lula. Talvez isso seja uma pista para que o maior problema seja um desgaste violento em função das atitudes do próprio presidente. Curiosamente, na semana em que o novo ministro da Comunicação, Sidônio Palmeira, completou um mês no cargo, duas pesquisas foram divulgadas e mostram um declínio palpável na aprovação presidencial.

Evidentemente, o desgaste de Lula é anterior à posse do ministro – e, em 30 dias, pouco de pode fazer. Sidônio orientou Lula a se expor mais em entrevistas e o mandatário está fazendo isso. Mas, novamente, insiste na mesma tecla: jogar pobres contra ricos. Na última sexta-feira, por exemplo, ele disse o seguinte em uma entrevista, na qual anunciava novos mecanismos de crédito consignado:

– Porque dinheiro bom não é aquele que vai para a mão do rico, que ele compra dólar e fica explorando; é aquele que vai para a mão do povo, para o trabalhador, para o pequeno trabalhador rural, pequeno empreendedor individual.

Muitos brasileiros estão cansados dessa lenga-lenga, para usar uma palavra que o presidente parece gostar. São 39 % dos entrevistados do Ipec que mostram desejo por renovação. E 52% dos mais pobres dizem que ele não deveria disputar a reeleição.

Por fim, outra pesquisa divulgada neste final de semana também chama atenção, esta feita pela Quaest sobre as opiniões dos indivíduos das classes C, B e A. Quando perguntados sobre o nível de interesse na política, 53% dos brasileiros disseram que têm pouco ou nenhum interesse no assunto. Além disso, o instituto questionou os entrevistados se as pessoas têm o direito de se expressar, mesmo que sejam ofensivas. “Sim” foi a resposta de 59% dos pesquisados.

A combinação desses dois dados mostra que estamos diante de um novo brasileiro. Lula, porém, acha que está se comunicando com o eleitor de 20 anos atrás. Se continuar nessa toada, sem entender as mudanças de seu eleitorado, sua reeleição (ou a vitória de qualquer outro nome do PT) estará seriamente comprometida em 2026.


*Coluna escrita por Aluizio Falcão Filho jornalista, articulista e publisher do portal Money Report, Aluizio Falcão Filho foi diretor de redação da revista Época e diretor editorial da Editora Globo, com passagens por veículos como Veja, Gazeta Mercantil, Forbes e a vice-presidência no Brasil da agência de publicidade Grey Worldwide;


As opiniões transmitidas pelos nossos colunistas são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, a opinião da BM&C News.


Opinião: “Elon Musk: um mal necessário?”
EnviarCompartilharCompartilharCompartilhar
Carros

China revoluciona e permite ‘tanque cheio’ em carros elétricos em 3 minutos!

21 de agosto de 2025
Educação

IFSP oferece cursos gratuitos de Programação e Física em Miracatu

21 de agosto de 2025
Carros

Fim da recarga? Carro elétrico atinge autonomia impressionante de 1.200 km

21 de agosto de 2025
Loterias

Powerball acumula e sorteia maior prêmio do ano com US$ 643 mi

20 de agosto de 2025
  • MENU
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS