BM&C NEWS
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Abono Salarial: Novas Regras Deixam Milhões de Brasileiros de Fora

BMCNEWS Por BMCNEWS
07/12/2024
Em ECONOMIA, PIS/Pasep, ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O abono salarial do PIS/Pasep é um benefício que tem oferecido suporte financeiro a milhões de trabalhadores no Brasil. Com as alterações previstas para entrar em vigor em 2025, o governo federal propõe limitar ainda mais o acesso a esse recurso. As mudanças, parte de um pacote de ajustes fiscais, visam reduzir os gastos públicos, mas inevitavelmente trarão consequências significativas aos trabalhadores que mais dependem dessa receita.

Com a intenção de otimizar a alocação de recursos públicos, as novas diretrizes preveem um teto de renda para elegibilidade ao abono. Trabalhadores que recebam mais de R$ 2.640 mensais, aproximadamente três salários mínimos, podem ficar de fora da lista de beneficiários. Essa restrição representa uma alteração significativa para muitos brasileiros que, até então, dependiam do abono para complementar sua renda anual.

Quais Mudanças Ocorrerão no Abono Salarial?

Uma das principais mudanças a serem implementadas em 2025 é a definição de um teto de renda para o recebimento do abono salarial. Além disso, o benefício será calculado proporcionalmente ao número de meses trabalhados, trazendo uma faixa de pagamento mais restrita. A ideia é que se possa direcionar melhor os fundos públicos, mas, inegavelmente, isso pode excluir uma parcela significativa de trabalhadores.

Leia Mais

Cédulas de Cem Reais - Créditos: depositphotos.com / rmcarvalhobsb

Veja quando será pago o PIS/Pasep e consulte o calendário completo de 2025

3 de julho de 2025
Dinheiro Real Brasil - Créditos: depositphotos.com / rmcarvalhobsb

R$1.518 do PIS já está liberado!

24 de junho de 2025

Assim como nas normas antigas, ainda será necessário cumprir requisitos como cadastro no PIS/Pasep por pelo menos cinco anos e ter trabalhado com carteira assinada durante o ano-base. No entanto, a restrição pela faixa de renda pode reduzir consideravelmente o número de beneficiários.

Quem Será Afetado pelas Novas Regras?

Espera-se que as novas regras impactem até 10 milhões de trabalhadores que agora estarão fora do alcance do abono salarial. Especialmente aqueles que recebem entre dois e três salários mínimos, que compõem uma fatia considerável da força de trabalho econômica, podem se ver prejudicados. Movimentos sindicais e entidades sociais já manifestaram preocupação com as possíveis consequências desta exclusão.

Para essas famílias, perder o abono pode significar uma redução sensível na sua já limitada capacidade financeira, principalmente em tempos de crise econômica. As mudanças, embora alinhadas à estratégia fiscal do governo, têm gerado um intenso debate entre especialistas e a opinião pública sobre os prováveis impactos.

Créditos: depositphotos.com / AntonMatyukha

Quais São os Requisitos Atuais para o Abono Salarial?

Para ser elegível ao abono salarial atualmente, é necessário cumprir alguns critérios básicos, tais como:

  • Cadastro no PIS/Pasep por pelo menos cinco anos.
  • Ter trabalhado no ano-base, com carteira assinada, recebendo até dois salários mínimos.
  • Ter laborado ao menos por 30 dias consecutivos ou não no ano-base.
  • Dados corretamente cadastrados na RAIS ou no eSocial.

Esses pré-requisitos garantem um acesso justo ao benefício, mas, a partir de 2025, o critério de renda se tornará um filtro ainda mais limitante para os trabalhadores.

Como os Trabalhadores Podem se Preparar para as Alterações?

Para aqueles que serão diretamente afetados por essas regras, a preparação é crucial. É recomendado que os trabalhadores mantenham suas informações corretas no RAIS ou eSocial e fiquem atentos às mudanças anunciadas pelos canais oficiais, como o site da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Os trabalhadores podem ainda buscar orientações de sindicatos para se adequarem às novas condições e garantir seu direito ao abono onde aplicável. A conscientização e a informação precisa serão essenciais para mitigar o impacto dessas mudanças.

Ibovespa dispara mais de 2% com blue chips e ignora tarifaço

EUA firmam acordo nuclear com Arábia Saudita e mudam política histórica

Houthis afirmam ter atacado petroleiros sauditas no Mar Vermelho

Eleições 2026: mercado monitora cenário político e cobra sinais de ajuste fiscal

O tarifaço não está no café

Como a folha digital vai redesenhar a relação entre empresas, trabalhadores e sistema financeiro

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
redacao@bmcnews.com.br

Comercial:
comercial@bmcnews.com.br

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AGENDAS BM&C
    • BRASIL PRODUTIVO
      • Mercado de Capitais
      • Inovação travada
    • CONTA BRASIL
      • Combustível Brasil
    • BRASIL QUE INOVA
    • BRASIL QUE EMPREENDE
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES 2026
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • CASO MASTER
  • PETRÓLEO E ENERGIA
  • INTERNACIONAL
  • PROGRAMAS BM&C
    • BM&C BUSINESS
    • BM&C STRIKE
    • BM&C TALKS
    • BM&C VISÕES
    • CONEXÃO SEGURA
    • GLOBAL WALLET
    • LEADERS CONNECTION
    • MANHATTAN CONNECTION
    • MANIFESTE-SE
    • MERCADO & BEYOND
    • MONEY REPORT
    • PAINEL BM&C
    • PAPO DE DINHEIRO
    • REPCAST
    • ROTA FÁCIL
    • SMART MONEY
    • WALL STREET CAST
  • CANNES LIONS
  • BRAZILIAN WEEK 2026
  • OPINIÃO
    • ALUIZIO FALCÃO FILHO
    • BRUNO CORANO
    • CARLOS HONORATO
    • ESTEVÃO SECCATTO
    • FABIO ONGARO
    • FABRIZIO GUERATTO
    • FRANCISCO ALVES
    • LIANE GARCIA
    • MARCO SARAVALLE
    • MARCUS VINÍCIUS DE FREITAS
    • MIGUEL DAOUD
    • RENATO BATISTA
    • RUI DAS NEVES
    • VANDYCK SILVEIRA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.