A segunda-feira, dia 18, marcará a transição do calor intenso para um cenário de instabilidades no Rio Grande do Sul, com a chegada de uma nova frente fria. Esta mudança climática promete fortes chuvas, especialmente concentradas em áreas como a Campanha Gaúcha, Fronteira Oeste e sul do estado. Porto Alegre, a capital gaúcha, pode vivenciar um dia que inicia ensolarado, com temperaturas em elevação. No entanto, durante a tarde, há previsão de chuvas intensas.
A frente fria trará consigo ventos significativos, particularmente nas regiões litorâneas do Rio Grande do Sul. As rajadas podem variar entre 50 e 70 km/h, independente da chuva. Outras áreas, como Santa Catarina e partes do Paraná, também sentirão ventos fortes, embora em menor intensidade, com velocidades entre 40 e 50 km/h.
Como Estará o Tempo em Santa Catarina e Paraná?
Em contraste com o Rio Grande do Sul, Santa Catarina deverá ter um dia na maioria ensolarado. No entanto, à noite, a chance de chuva aumenta no sul e oeste do estado, bem como nas regiões limítrofes com o Rio Grande do Sul. O Paraná verá chuva mais isolada em algumas localidades do sul e sudoeste, por exemplo, Cascavel e Foz do Iguaçu. O leste do Paraná, incluindo a região de Curitiba, deve ter sol e tempo firme durante o dia todo.

Qual é a Previsão para a Região Sudeste?
A Região Sudeste inicia a semana sob influência de temperaturas elevadas, sol abundante e pancadas de chuva típicas do calor e da umidade, especialmente no interior e norte de São Paulo. A capital paulista e locais como a Baixada Santista devem permanecer sem chuva neste início de semana. Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, por sua vez, terão chuvas que aumentarão de intensidade a partir do período da tarde.
Quais as Expectativas para as Regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte?
O Centro-Oeste do Brasil verá uma semana instável, com chuvas reforçadas pela circulação de ventos e pela atuação de um cavado na Bahia. Chove forte de áreas do oeste da Bahia até o Mato Grosso, enquanto estados como Goiás, o Distrito Federal e o norte do Mato Grosso do Sul também serão afetados. Salvador experimentará clima abafado, acompanhado de pancadas de chuva intensas.
No Nordeste, o litoral apresentará sol e calor, com chuvas passageiras. Já no interior, as pancadas serão mais irregulares. A região Norte manterá o padrão de calor e umidade, contribuindo para o desenvolvimento de nuvens carregadas em todos os estados, com chuvas expressivas, especialmente no Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia.
De maneira geral, as condições climáticas no início da semana refletem uma combinação típica da primavera/verão, com temperaturas elevadas e a possibilidade de chuvas intensas em várias regiões, ressaltando a natureza variável do clima brasileiro neste período do ano.