Após dois anos sem ser vinculado a nenhum partido político, o presidente Jair Bolsonaro assinou sua filiação ao Partido Liberal (PL) nesta terça-feira (30) em um evento em Brasília. O analista político Erich Decat avaliou que filiação pode fazer com que Bolsonaro perca eleitores.
“Há sim essa possibilidade dele [Bolsonaro] perder bastante eleitores em razão dessas contradições que ele tem colocado. Lembrando que o PL é um partido que já esteve com o Lula e com Temer”, disse durante participação na programação da BM&C News.
Decat também falou que o grupo pró-Bolsonaro não deve abrir mão do voto, mas que apenas essa turma não é o suficiente para eleger o atual presidente em 2022.
Ainda na análise, o Decat destacou que para vencer as eleições em 2018, Bolsonaro “agradou” a turma de centro, da classe média e o grupo que estava posicionado ao PSDB. E que o fato do presidente negar discurso de 2018, de não compactuar com a velha política e de estar abraçado com alguém que já foi condenado pode impactar negativamente para a turma de centro atual.
Por fim, Decat destacou que, para os próximos meses, o mercado segue atento em quem deve ser o vice de Bolsonaro, uma vez que Mourão decidiu concorrer às eleições de 2022 e pode vir ao governo do Rio de Janeiro pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).
Confira a análise na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.