Atualizada às 12h28
O Ibovespa mudou o sinal e opera em alta no pregão desta quarta-feira. Às 12h28, o principal índice da B3 registrava valorização de 0,64% aos 104.315 pontos.
Os investidores aguardam o andamento da PEC dos Precatórios no Senado. O relator e líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), anunciou que vai promover seis mudanças no texto, incluindo a definição do Auxílio Brasil como um programa social de caráter permanente no valor de R$ 400.
A notícia não agradou o mercado, que há meses tem mostrado preocupação com a pressão do governo por mais gastos, mas a previsão de auxílio permanente à população no texto da PEC “facilitaria a aprovação da emenda no Senado”, avaliou a Genial Investimentos em nota a clientes, o que aliviaria alguns temores em relação à trajetória das contas públicas.
A plataforma de investimentos não descartou, no entanto, “elevado grau de incerteza que domina o cenário fiscal”, que “deverá permanecer pelo menos até que a PEC seja aprovada pelo Senado”.
Enquanto isso, no exterior, investidores avaliam uma série de indicadores econômicos dos Estados Unidos.
Por lá, foi divulgado há pouco que o PIB (Produto Interno Bruto) avançou 2,10% no terceiro trimestre, número menor do que a projeção de 2,2% Trata-se da segunda estimativa oficial para o principal índice da economia do país.
Ainda nos EUA, o número de pedidos de auxílio-desemprego teve redução de 71 mil na semana encerrada em 20 de novembro, a 199 mil, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta quarta-feira, 24, pelo Departamento do Trabalho norte-americano. Este é o menor nível do indicador desde 1969.
Entre os indicadores nacionais, a confiança do consumidor recuou 1,4 ponto em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) ficou em 74,9 pontos, o menor valor desde abril (72,5 pontos). O resultado ocorre após uma breve alta do indicador em outubro. Em médias móveis trimestrais, o índice caiu 2,3 pontos, para 75,5 pontos.
“Apesar do avanço da vacinação, suas consequências favoráveis na redução de casos e mortes e flexibilização das medidas restritivas, o aumento da incerteza econômica diante de uma inflação elevada, política monetária restritiva e maior endividamento das famílias de baixa renda tornam a situação ainda desconfortável e as perspectivas ainda cheias de ameaças”, diz a nota divulgada pela FGV.
No cenário corporativo, a TIM divulgou fato relevante informando que não recebeu contato direto ou proposta da gestora de fundos KKR, nem qualquer informação ou comunicação sobre o assunto da Telecom Italia, sua controladora sobre a oferta da KKR no valor de € 10,7 bilhões pelo total de ações da Telecom Italia.
Segundo anúncio feito no começo da semana, a KKR pretende obter a aprovação dos diretores da TIM em uma oferta amigável, condicionada a uma diligência de quatro semanas, além da liberação do governo italiano.
Com Reuters e Estadão Conteúdo