A Climatempo alerta para uma significativa mudança nas condições meteorológicas no Brasil, com a aproximação de uma frente fria e a entrada de uma massa de ar polar que afetarão diversas regiões do país.
A região Sul enfrentará um período de clima instável. Na terça-feira (6), o Rio Grande do Sul experimentará chuvas intensas, especialmente no oeste e sul do estado, com céu nublado e precipitações fortes. Santa Catarina e Paraná terão dias de sol e variação na nebulosidade.

Imagem: Internet.
Na quarta-feira (7), uma nova frente fria trará mais chuva ao Rio Grande do Sul, com possibilidade de temporais. Santa Catarina e Paraná terão sol em algumas áreas. A quinta-feira (8) será marcada por céu nublado e chuva nas regiões nordeste do Rio Grande do Sul, centro-leste de Santa Catarina e boa parte do Paraná, com a massa de ar polar reduzindo as temperaturas. Na sexta-feira (9), a instabilidade continuará com nebulosidade e chuva na faixa leste de Santa Catarina e no norte do Paraná, enquanto o oeste catarinense e o sul gaúcho terão tempo firme e risco de geada.
Sudeste
O Sudeste terá uma semana de tempo estável e caloroso. Na terça-feira, o sol predominará e a umidade relativa do ar cairá para abaixo de 30%. A quarta-feira continuará com temperaturas altas e sol forte. Na quinta-feira, a chegada de uma frente fria em São Paulo aumentará a nebulosidade e trará possibilidade de chuva no oeste do estado, enquanto as demais áreas permanecerão firmes. Na sexta-feira, a frente fria trará chuva para o sul do Espírito Santo e São Paulo, com variação na intensidade. As temperaturas devem cair após a passagem da frente fria, especialmente em São Paulo.
Centro-Oeste
A semana começará com calor intenso e umidade baixa, abaixo de 20%. Na quarta-feira, a chegada de uma frente fria provocará pancadas de chuva à noite no sul e oeste de Mato Grosso do Sul. Os demais estados terão sol e seca. Na quinta-feira, a frente fria continuará trazendo chuva para o sul de Mato Grosso do Sul, enquanto Mato Grosso e Goiás terão sol predominante. Na sexta-feira, há previsão de chuva leve em Mato Grosso do Sul, aliviando o tempo seco, enquanto os outros estados permanecerão secos e com umidade crítica. O frio será mais pronunciado em Mato Grosso do Sul após a chuva.
Nordeste
A semana no Nordeste começará com alta umidade, formando nuvens carregadas entre Salvador (BA) e Natal (RN), além de São Luís (MA). No interior, o clima será quente e seco. Na quarta-feira, chuvas passageiras afetarão a costa leste e o litoral do Maranhão, com tempo estável no interior e na Paraíba. Na quinta-feira, pancadas de chuva isoladas ocorrerão entre a Bahia e Pernambuco e no litoral do Rio Grande do Norte, com mais nuvens e possibilidade de chuva entre Salvador e Maceió (AL). Na sexta-feira, a infiltração marítima trará chuvas na faixa entre o litoral do Rio Grande do Norte e o litoral da Bahia, com o restante da região permanecendo seco e com umidade baixa no interior.
Norte
A região Norte terá uma semana quente e abafada. Na terça-feira, a chuva persistirá em várias áreas, com atenção especial para o Tocantins, que pode enfrentar umidade baixa. Na quarta-feira, pancadas de chuva isoladas ocorrerão em vários estados, com temperaturas elevadas. Na quinta-feira, a região receberá pancadas de chuva e trovoadas alternadas com períodos de sol, sem alertas de temporais. Na sexta-feira, a chuva se concentrará no Acre, sul de Rondônia, Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá, enquanto o restante da região permanecerá seco, com umidade baixa no sul do Pará e no Tocantins.