O Ozempic, um medicamento popularmente conhecido por seu uso no controle e perda de peso, tem gerado muita curiosidade, especialmente entre mulheres, sobre seus possíveis impactos na fertilidade. É importante entender essa relação para tomar decisões informadas sobre o uso do medicamento.
Segundo Roberto de Azevedo Antunes, diretor médico da Fertipraxis Centro de Reprodução Humana, o uso de agonistas do GLP-1, como o Ozempic, está associado a uma melhora nas taxas de gravidez natural e regularidade menstrual em pacientes obesas com síndrome de ovários policísticos (SOP). Mas será que isso se deve ao medicamento ou à perda de peso resultante?

Ozempic atrapalha a saúde reprodutiva?
Uma grande preocupação de muitas mulheres é se o Ozempic pode interferir negativamente na saúde reprodutiva. Felizmente, estudos indicam que os agonistas de GLP-1, categoria na qual o Ozempic se encaixa, não parecem ter efeitos adversos significativos sobre a fertilidade.
No entanto, a recomendação geral é que qualquer medicamento dessa classe seja interrompido assim que uma gravidez for descoberta. Isso se deve a precauções quanto aos efeitos do medicamento durante a gestação.
O que dizem os especialistas?
- Benefícios indiretos: Muitos especialistas acreditam que o Ozempic pode ter um efeito indireto positivo na fertilidade, especialmente em mulheres com obesidade ou síndrome dos ovários policísticos.
- Mais pesquisas necessárias: É fundamental que mais estudos sejam realizados para investigar a relação entre o Ozempic e a fertilidade de forma mais aprofundada.
- Não é um medicamento para induzir a fertilidade: O Ozempic não é um medicamento indicado para tratar a infertilidade e não deve ser utilizado com esse objetivo.
Ozempic é ideal para você?
- Se você está tentando engravidar: Converse com seu médico sobre os possíveis riscos e benefícios do uso do Ozempic.
- Não interrompa o tratamento por conta própria: Se você estiver usando Ozempic e deseja engravidar, não interrompa o tratamento sem orientação médica.
- Acompanhamento médico: É fundamental realizar acompanhamento médico regular durante o uso do Ozempic, especialmente se você estiver planejando engravidar.