Nesta terça-feira (30), o Ibovespa inicia sua sessão em queda de 0,39%, aos 126.454,21 pontos. Ontem, o índice brasileiro não resistiu ao recuo da Petrobras e perdeu os 127 mil pontos.
Os investidores reagem aos dados brasileiros divulgados, enquanto aguardam dados do mercado de trabalho norte-americano.
No cenário local, a Fundação Getúlio Vargas divulgou que o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) desacelerou em julho, registrando uma variação de 0,61%, ante índice de 0,81% em junho.
Outro dado importante foi o Índice de Preços ao Produtor (IPP) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostrou que o dado teve uma alta de 1,28% em comparação a maio
Nos Estados Unidos, os investidores estão à espera de dados de vagas de emprego (JOLTs) no mês de junho e do balanço da Microsoft. Assim, os índices futuros em Wall Street operam em leve alta.
No velho continente, a agência de estatística do bloco, a Eurostat, divulgou que o produto interno bruto (PIB) da zona do euro manteve o ritmo do início do ano e avançou 0,3% no segundo trimestre de 2024 ante o trimestre anterior.
Com esse avanço inesperado, os principais índices do continente europeu operam em alta nesta maanhã.
Por fim, os principais índices da Ásia fecharam majoritariamente em baixa, com investidores demonstrando cautela antes de reuniões dos bancos centrais do Japão, dos EUA e do Reino Unido.