Os preços da indústria registraram uma aceleração significativa em junho, com uma alta de 1,28% em comparação a maio, conforme dados divulgados pelo Índice de Preços ao Produtor (IPP) nesta terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é o quinto mês consecutivo de resultados positivos no indicador, que havia apresentado um crescimento revisado de 0,45% no mês anterior.
Com este aumento, o índice acumula uma alta de 2,58% no ano e um crescimento de 4,19% nos últimos 12 meses. Para efeito de comparação, em junho de 2023, a variação mensal havia sido negativa, com uma queda de -2,72%.
Das 24 atividades industriais analisadas, 19 apresentaram crescimento em seus preços. Entre os setores com maior destaque estão:
- Outros produtos químicos: +3,93%
- Outros equipamentos de transporte: +3,67%
- Metalurgia: +2,99%
- Fumo: +2,83%
Este crescimento amplo reflete a recuperação contínua de diversas áreas industriais, impulsionando o Índice de Preços ao Produtor a níveis superiores aos registrados no mesmo período do ano passado.
A alta nos preços da indústria pode impactar diretamente o consumidor final, pois reflete uma tendência de aumento nos custos de produção que pode ser repassada ao mercado.