Nesta quarta-feira (22), o Ibovespa inicia sua sessão em queda de 0,56%, aos 126.699,92 pontos;. Com isso, o índice brasileiro vai acumulando três dias de perda.
O mercado aguarda a divulgação do governo federal da receita e também a ata do Fomc, que dará dicas sobre a política monetária dos Estados Unidos.
No cenário local, investidores aguardam a divulgação do relatório de programação de receitas do segundo bimestre e na política, a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em audiência pública na Câmara dos Deputados.
Nos Estados Unidos, expectativa pela a ata da última reunião do Federal Reserve (Fed) é alta. Com isso, os futuros em Wall Street operam em baixa.
No velho continente, o escritório de estatística do Reino Unido, a ONS, divulgou nesta quarta-feira (22), que o índice de preços ao consumidor (CPI) do Reino desacelerou de 3,2% nos 12 meses encerrados em março para 2,3% na mesma comparação de abril. Os analistas consultados esperavam uma desaceleração maior, para 2,1%.
Além disso, o mercado aguarda mais dados da inflação no Reino Unido e a ata do Fomc, fazendo com que os principais índices da Europa operam em baixa nesta manhã.
Por fim, os mercados asiáticos fecharam sem direção única, com investidores aguardando ata de política monetária do Fed, em busca de sinais maiores para o futuro nos EUA.