
Nesta quarta-feira, o minério de ferro está sendo um dos destaques do mercado financeiro, após notícias sobre a crise da chinesa Evergrande aliviarem os ânimos dos investidores. Segundo a agência de notícias Reuters, medidas na China para lidar com a Evergrande reduziram receios de crise no setor imobiliário do país, ditando ampla recuperação dos mercados globais, e isso repercutiu como positivo para o mercado.
As ações da Usiminas (USIM5) chegaram a subir quase 8% por volta do meio dia desta quarta-feira. Já os papéis da Vale (VALE3) subiam mais de 4% no mesmo horário. Durante a manhã, as ações da CSN (CSNA3) subiram quase 8% e as ações da Gerdau (GGBR4) tiveram alta de 6%.
Veja mais:
- Ibovespa sobe forte com exterior favorável; dólar cai
- Vale revisa previsão de aumento da capacidade de minério de ferro para 2022
Outro destaque nesta quarta-feira é Petrobras e PetroRio. As ações de PetroRio (PRIO3) registram alta de 3,74% e os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) sobem quase 3% às 12:12, após alta de dia 1,5% para os principais contratos de petróleo WTI e Brent.
No cenário internacional, o dia nos Estados Unidos é marcado pelas decisões sobre juros do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), às 15h no horário de Brasília, e do Comitê de Política Monetária (Copom). O Fed deve revelar planos de começar a reduzir suas medidas de estímulo relacionadas ao Coronavírus.