
O Ibovespa opera em queda nesta quarta-feira (15), apesar dos números acima do esperado em relação à prévia do PIB. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), teve alta de 0,60% em julho na comparação com o mês anterior, de acordo com dado dessazonalizado divulgado pelo BC nesta manhã.
A leitura em pesquisa da Reuters de avanço era de 0,40%. Em relação a julho de 2020, o IBC-Br registrou crescimento de 5,53% e, no acumulado em 12 meses, teve ganho de 3,26%, segundo números observados.
O que estanca uma perda maior são as ações da Petrobras, que registram bons ganhos e são uma das mais negociadas do dia, com alta de 0,46%, a R$ 26,00 às 13h30.
No cenário político, a agenda política continua, com as incertezas sobre a PEC dos precatórios e, principalmente, com a reforma do Imposto de Renda. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), já sinalizou que o texto será alterado será bastante modificado
Os índices S&P 500 e Dow Jones subiam nesta quarta, com os setores de energia e financeiro recuperando algumas de suas quedas recentes. Nasdaq tinha performance pior em relação aos outros dois devido a perdas nas principais ações de tecnologia.
Veja mais:
- Naji Nahas: Saiba quem é o homem que estava na festa com Temer
- Destaques da Bolsa: Ação da Bradespar registra forte alta; Petrobras avança com petróleo
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, operava em queda de 1,05%, cotado a 114.956,89 pontos às 13h30.
O dólar comercial oscila na estabilidade. Às 13h30, a moeda norte-americana está com variação 0,00%, cotado a R$ 5,257.
Nos Estados Unidos, as bolsas estão mais um dia mistas. O S&P 500 está operando em +0,26% (4.454,62), o Nasdaq registra -0,01% (15.035,80), enquanto o Dow Jones está em +0,29% (34.677,92).
Confira os destaques desta quarta:
Barroso diz que divergências devem ser absorvidas de maneira ‘institucional e civilizada’
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso, afirmou nesta quarta-feira (15) que divergências na democracia devem ser absorvidas de maneira institucional e civilizada. Em discurso publicado nas suas redes sociais em alusão ao Dia da Democracia, Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral também afirmou novamente que a democracia se encontra sob ataque do “populismo, extremismo e autoritarismo”.
O discurso de Barroso ocorre em meio ao armistício entre o presidente Jair Bolsonaro e o Judiciario após semanas de ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal, mais precisamente para Alexandre de Moraes.
Guedes volta a mencionar fundo para distribuição de recursos a mais pobres como possibilidade
O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a mencionar nesta quarta-feira a possibilidade de criação de um fundo para distribuir recursos aos mais pobres, assim como um fundo para antecipar o pagamento de precatórios que não fossem quitados de imediato pelo governo no âmbito das soluções aventadas para o problema dos precatórios.
Ao participar do evento online Encontro do Movimento Pessoas à Frente, Guedes defendeu a instituição de um limite para o pagamento de precatórios, seguindo a regra do teto de gastos. Os valores excedentes poderiam ser parcelados ou entrariam numa “fila temporal”, mas com a “possibilidade de saída”.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.