Dados recentes indicam que o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) teve um aumento significativo em suas operações, atingindo o marco de 34,5 milhões de trabalhadores apenas no ano passado.
Em uma carta aberta, diversas associações afirmaram que o saque-aniversário e o crédito consignado privado, embora sejam complementares, possuem objetivos distintos e são benéficos tanto para ampliar a competição quanto para oferecer mais opções aos trabalhadores. As organizações destacaram ainda que as operações de antecipação desses recursos representam uma importante alternativa de crédito para muitos trabalhadores.
Saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário do FGTS foi instituído em 2019 pela lei 13.932/19 e tem se revelado uma excelente ferramenta para proporcionar estabilidade financeira e impulsionar o crescimento econômico. Além disso, muitos trabalhadores têm usado o saque para complementar a renda no mês de aniversário, realizar projetos pessoais ou reorganizar suas finanças.
As operações de antecipação, além de acessíveis, possuem teto de juros de 1,79% ao mês, uma das menores taxas para pessoas físicas no mercado. Em 2023, por exemplo, foram registradas 19 milhões de operações.
Crédito consignado privado e o saque-aniversário do FGTS
Na carta, as associações ressaltaram que as modalidades crédito consignado privado e saque-aniversário do FGTS são complementares, reiterando a importância de ambos. Destacam, contudo, que o crédito consignado privado necessita de reformas para se tornar mais acessível aos trabalhadores e deve ser visto como uma modalidade complementar ao saque-aniversário.
As associações enfatizaram ainda que o debate sobre as melhorias necessárias no crédito consignado privado “não pode vir às custas do fim do saque-aniversário”, as considerando duas discussões distintas. Afinal, ambas as modalidades desempenham um papel crucial e complementar na manutenção da estabilidade financeira dos trabalhadores e no crescimento econômico do país.
Com os resultados favoráveis ao FGTS, o fundo tem apresentado crescimento nos últimos anos, crescendo 14,3% em 2023.
Diante destes fatos, fica a reflexão: as soluções financeira devem buscar resolver problemas e descomplicar a vida dos trabalhadores levando em consideração suas particularidades. E, mais do que nunca, elas têm papel fundamental em um cenário econômico desafiador.