A primeira parcela do 13º salário dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de 2024 está prevista para ser paga somente em agosto deste ano, impossibilitando assim, uma possível antecipação do benefício.
Quem tem direito ao 13º salário do INSS?

O décimo terceiro salário da Previdência Social é assegurado aos aposentados, pensionistas e titulares de auxílio-doença, auxílio-acidente, entre outros benefícios previdenciários pagos pelo INSS. Contudo, quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) não terá direito a receber o 13º, uma vez que este benefício não é considerado uma aposentadoria.
Distribuição do pagamento
A primeira parcela do 13º, equivalente a 50% do valor do benefício, será paga em agosto, enquanto a segunda parcela, correspondendo aos outros 50%, é esperada para novembro. O valor pago seguirá o reajuste do salário mínimo.
Como solicitar os benefícios do INSS?
Para receber os benefícios do INSS, é preciso cumprir alguns requisitos, dentre eles, idade mínima, tempo de contribuição, carência, entre outros, dependendo do tipo de benefício requisitado. A solicitação para dar entrada no benefício pode ser feita presencialmente numa agência do INSS, após agendamento prévio, através do site ou aplicativo ‘Meu INSS’, ou ligando para o telefone 135. Após a solicitação, a documentação será analisada e, em caso de concessão do benefício, o INSS informará o valor que o beneficiário irá receber, assim como a data de pagamento.