Nos últimos tempos, circularam informações nas redes socais sugerindo que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) criou subcategorias na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) relacionadas à cilindrada de motos e ao tipo de câmbio para automóveis, levando a dúvidas sobre a necessidade de “atualização” da categoria. No entanto, as categorias da CNH no Brasil, identificadas pelas letras A, B, C, D e E, permanecem inalteradas.
Apesar das transformações ocorridas na CNH recentemente, que introduziram 13 modalidades de habilitação, como A1, B1 e BE, essas categorias não se aplicam ao Brasil e seguem um padrão internacional, a fim de facilitar a fiscalização por agentes de trânsito estrangeiros.
A Importância da Atualização e Renovação da CNH

É fundamental que os condutores estejam atentos à validade de sua carteira e busquem renová-la quando necessário. Conduzir com a CNH vencida é considerado uma infração gravíssima e pode resultar em multa de R$ 293,47 e acréscimo de sete pontos à habilitação do condutor.
No Brasil, os condutores podem dirigir com a CNH vencida por até 30 dias corridos após a data de vencimento. Após esse período de tolerância, não é permitido conduzir qualquer veículo até que ela seja regularizada.
Novas Regulamentações da Validade da CNH a partir de 2021
O prazo de validade da CNH sofreu alterações em abril de 2021 para adaptar-se às novas demandas. O prazo agora varia conforme a idade do condutor, sendo de 10 anos para pessoas com menos de 50 anos, 5 anos para pessoas entre 50 e 70 anos, e 3 anos para pessoas com mais de 70 anos.
Renovação
A renovação da CNH é um processo simples que requer apenas alguns passos, que incluem acesso ao site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do estado de residência do motorista, atualização dos dados pessoais e solicitação de renovação da CNH.
Em alguns casos também pode ser exigido a realização de exames médicos e/ou toxicológicos.
Programa CNH Social
O programa CNH Social oferece a oportunidade para brasileiros de todo o país conseguirem a gratuidade na emissão da Carteira. O processo de candidatura requer a verificação dos critérios especificados na plataforma do programa no site do Detran.
Além disso, para ter direito a todos os serviços que normalmente teriam um custo significativo, os interessados devem atender a alguns requisitos, como idade superior a 18 anos, comprovante de renda máxima de até dois salários mínimos, estar desempregado a mais de 12 meses, dentre outros.
É importante estar atento às regras e diretrizes estabelecidas pelo programa, pois a não observância destas pode levar à perda do benefício.