O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), popularmente conhecido como o “Enem dos Concursos”, atingiu a marca histórica de 1,7 milhão de inscritos, conforme anunciado pelo governo federal nesta quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024. Com este número impressionante de candidatos, este se torna o maior concurso já promovido no Brasil em termos de quantidade de inscritos. As inscrições continuam abertas e podem ser realizadas até a próxima sexta-feira, dia 9 de fevereiro.
Maior concurso da história: vagas para todo o Brasil

Em nota, o governo explicou que as 6.640 vagas ofertadas para o serviço público do governo federal no Concurso Nacional estão distribuídas nos oito editais e abrangem todas as 26 capitais dos Estados, o Distrito Federal, além de diversas cidades do interior. A intenção do CPNU é “promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos da Administração Pública Federal”.
Concurso anterior do Banco do Brasil detinha o recorde
Até então, o concurso que detinha o recorde em inscrições era o do Banco do Brasil, realizado no ano de 2021, onde 1,6 milhão de pessoas se inscreveram para concorrer a vagas para escriturários.
O Processo de Inscrição
A prova do CPNU será aplicada simultaneamente em 220 cidades no dia 5 de maio. Para se inscrever, os interessados devem acessar o endereço https://cpnu.cesgranrio.org.br/login e fazer o login com a conta gov.br. Em seguida, devem escolher o bloco temático, os cargos e ordenar a preferência entre as especialidades e cargos desejados. A taxa de inscrição é de R$ 90 para os cargos de nível superior e R$ 60 para nível médio.
O Concurso Público Nacional Unificado representa uma importante oportunidade para quem busca ingressar no serviço público federal. Com um número recorde de inscritos, a competição é grande, mas as oportunidades também são enormes, com vagas ofertadas em inúmeras cidades do Brasil e para várias especialidades.
















