O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou nesta terça-feira (16) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, aplicado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado.
O ENEM como porta de entrada para o ensino superior

O Enem, além de avaliar o desempenho dos estudantes ao término do ensino básico, é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, integrando processos seletivos como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e programas como a Universidade para Todos (Prouni). É importante ressaltar que os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos e para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Como visualizar os resultados?
Para acessar às notas, os participantes devem entrar na Página do Participante, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), utilizando o login único da plataforma Gov.br. Caso não lembre a sua senha, é possível recuperá-la no mesmo portal.
Enem 2023 e acesso a faculdades portuguesas
Além dos programas brasileiros de acesso ao ensino superior, os resultados individuais do Enem podem também ser utilizados em processos seletivos de instituições de ensino em Portugal. Isso através de acordos firmados com o Inep que facilitam o ingresso de estudantes brasileiros no país europeu.
Desempenho na Redação
No Enem 2023, a redação apresentou excelentes resultados, com 60 participantes atingindo a nota máxima. Os estados com o maior número de notas 1.000 foram o Rio de Janeiro e São Paulo, cada um com 7 redações nessa faixa.
A participação em programas como o Sisu, Prouni e Fies está entre as principais utilidades da nota do Enem, o que reforça a sua importância para os estudantes que buscam um lugar no ensino superior.
Treineiros terão notas divulgadas em Março
Nota importante para os “treineiros”, aqueles que fazem o exame apenas para autoavaliação sem concorrer a vagas, é que suas notas serão disponibilizadas apenas em março. A edição 2023 olhou para o futuro dos mais de 3,9 milhões de pessoas que participaram do processo.
Avaliação das Redações e critérios de avaliação
Instituto divulgará o espelho com a avaliação das redações em 90 dias após a divulgação dos resultados. O MEC destaca que os textos são avaliados com base nas cinco competências apresentadas na matriz de referência do exame. Embora a nota possa chegar a 1000 pontos, há fatores que podem levar a nota a zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas e não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa, entre outros.