BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Semana começa com feriado nos EUA e temporada de balanços no radar

Renata Nunes Por Renata Nunes
17/02/2025
Em ECONOMIA

O mercado financeiro encerrou a semana de 10 a 14 de fevereiro com uma agenda econômica intensa, marcada pela divulgação de indicadores de inflação, decisões de política monetária e a temporada de balanços no Brasil e nos Estados Unidos. Investidores acompanharam os desdobramentos das tarifas recíprocas anunciadas pelo governo americano, além do cenário macroeconômico global e suas implicações nos mercados.

O operador de mercado Francisco Alves, comentarista da BM&C News, destacou os principais pontos de atenção para os últimos dias. “Na última semana tivemos dados de inflação nos Estados Unidos, além das tarifas recíprocas anunciadas pelo governo americano. Aqui no Brasil, os números de dezembro para produção industrial, vendas do varejo e serviços vieram abaixo das estimativas.” Segundo ele, “na sexta-feira, o Ibovespa se descolou dos mercados internacionais e teve uma alta de 2,7%, fechando acima dos 128 mil pontos, impulsionado por fatores internos como pesquisas eleitorais, queda do juro, queda do câmbio e fluxo de capital estrangeiro na B3, principalmente no mercado secundário.“

Leia Mais

Foto: BM&C NEWS

BM&C News entrevista com exclusividade o senador Carlos Viana, relator da CPMI do INSS

15 de abril de 2026
ECONOMIA MUNDIAL_1776187288720

FMI reduz projeção de crescimento econômico global para 3,1% em 2026

14 de abril de 2026

Cenário global: inflação e política monetária no radar

Nos Estados Unidos, os mercados iniciam a semana fechados na segunda-feira (17) devido ao feriado do Dia do Presidente, o que pode impactar a liquidez global. A partir de quarta-feira (19), os investidores acompanharão a divulgação da ata da última reunião do FOMC e os PMIs, que fornecem um panorama da atividade econômica no país.

Na Europa, a semana será movimentada por dados de inflação, com o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) do Reino Unido e da Alemanha, além da confiança do consumidor na Zona do Euro. O Banco Central da Turquia também anunciará sua decisão sobre a taxa de juros.

Na Ásia, destaque para a decisão da taxa de juros na Austrália e na Indonésia, além dos dados da balança comercial do Japão e do índice de preços de imóveis da China. O Banco do Povo da China (PBoC) divulgará sua taxa preferencial de empréstimo na quarta-feira (19), com impacto nas expectativas do mercado.

Cenário nacional: dados econômicos e balanços em destaque nesta semana

No Brasil, os investidores acompanham a divulgação do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR) de dezembro, que serve como uma prévia do PIB. Outros dados importantes incluem o Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) de fevereiro e as vendas no varejo de dezembro.

A temporada de balanços segue movimentada, com destaque para os resultados de Banco do Brasil, Vale, Gerdau, Carrefour, Pão de Açúcar, B3 e Rumo, entre outras empresas.

A partir desta segunda-feira (17), a B3 passa a oferecer opções semanais do Ibovespa, com vencimentos todas as quartas-feiras do mês, exceto na mais próxima ao dia 15.

Perspectivas para a semana

Com feriado nos EUA e no Canadá na segunda-feira, o volume de negociações tende a ser reduzido no início da semana. O foco dos investidores estará nos indicadores de inflação, decisões de política monetária e no desempenho das bolsas globais.

“Os mercados estarão atentos à agenda econômica e ao cenário geopolítico, com impacto nas commodities, juros e fluxo cambial“, concluiu Francisco Alves.

Confira a agenda:

Segunda-feira (17/2)

  • FGV: Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) (Fev)
  • Banco Central (BCB):
    • Boletim Focus (Projeções do Mercado)
    • Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR) (Dez)

Quarta-feira (19/2)

  • Banco Central (BCB): Fluxo Cambial Estrangeiro

Quinta-feira (20/2)

  • IBGE: Vendas no Varejo (Dez)

Indicadores Econômicos – Estados Unidos

Segunda-feira (17/2)

  • Feriado – Dia do Presidente (mercados fechados)

Terça-feira (18/2)

  • Índice Empire State de Atividade Industrial (Fev)
  • NAHB – Índice do Mercado Imobiliário (Fev)

Quarta-feira (19/2)

  • Licenças de Construção (Jan) – preliminar
  • Construção de Novas Casas (Jan)
  • Tesouro: Leilão de títulos de 20 anos
  • Fed: Divulgação da Ata da Reunião do FOMC
  • API: Estoques de Petróleo Bruto (semanal)

Quinta-feira (20/2)

  • Pedidos por Seguro-Desemprego (Semanal)
  • Fed Filadélfia: Índice de Atividade Industrial (Fev)
  • Índice de Indicadores Antecedentes (Jan)
  • DoE: Estoques de Petróleo Bruto (semanal)

Sexta-feira (21/2)

  • S&P: PMI Composto, Industrial e do Setor de Serviços (Fev) – preliminar
  • Vendas de Casas Usadas (Jan)
  • Índice Michigan de Percepção do Consumidor (Fev)
  • Expectativas de Inflação de 1 ano e 5 anos – Michigan (Fev)

Anvisa proíbe canetas emagrecedoras Gluconex e Tirzedral no Brasil

Ibovespa fecha em queda após 11 altas seguidas; volume supera R$ 120 bilhões

Com 800 quilos de ouro em seu interior, a igreja baiana de 1723 surge como a mais rica expressão do barroco no Brasil

Anbima lança campanha para aproximar mercado de capitais da população

A próxima etapa da tecnologia é combinar mudança de cor e temperatura, criando um blindado que desaparece tanto no infravermelho quanto no espectro visual

Localizado a 64 anos-luz da Terra, o belo exoplaneta azul esconde tempestades de vidro que cortam a atmosfera a mais de 8.000 km por hora

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.