O Chile Week Brasil 2024 acontece entre 30 de setembro e 4 de outubro em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, com o objetivo de ampliar as oportunidades de negócios entre Brasil e Chile em setores como alimentos, bebidas, turismo, investimentos e mineração. O evento é promovido pelo ProChile, instituição ligada ao Ministério das Relações Exteriores do Chile, e busca fortalecer a cooperação econômica entre os países.
Atualmente, o Brasil é o maior parceiro comercial do Chile na América Latina e o terceiro principal destino das exportações chilenas no mundo. A Chile Week Brasil 2024 busca reforçar esses laços e criar novas oportunidades de negócios em setores estratégicos, ampliando o comércio e a cooperação entre as duas nações.
A abertura oficial será em 30 de setembro, em São Paulo, com a presença de Sebastián Depolo Cabrera, embaixador do Chile no Brasil, Ignacio Fernandez, diretor geral de ProChile, e Hugo Corales, diretor de ProChile São Paulo. O evento contará também com representantes da indústria chilena e brasileira.
Uma série de atividades e painéis serão realizados ao longo do evento, na capital paulista. No dia 30 de setembro, haverá o seminário “Fortalecendo a imagem do país e expandindo as oportunidades comerciais”, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), e um workshop que discutirá os “Desafios e Oportunidades do Setor de Alimentação no Brasil”, liderado por María Gonzalez, da VSV EuroGlobal.
Atividades em Brasília e Belo Horizonte
No dia 3 de outubro, em Brasília, o foco será o setor de turismo, com um workshop que visa destacar as opções de turismo no Chile para o público brasileiro. Participarão do evento Sebastián Depolo, embaixador do Chile no Brasil, e Verónica Pardo, subsecretária de Turismo do Chile. A programação também aborda o crescimento do turismo de brasileiros no Chile, evidenciando a conectividade aérea que facilita as viagens ao país andino.
A última etapa do Chile Week Brasil ocorrerá em Belo Horizonte, entre os dias 3 e 4 de outubro, com foco nas soluções de mineração oferecidas pelo Chile. Um Encontro de Exportadores de Serviços Globais será realizado para compartilhar conhecimento e promover a integração entre os setores de mineração dos dois países.