Em entrevista exclusiva à Record nesta terça-feira (16), o presidente Lula assegurou que o governo seguirá rigorosamente as regras do novo arcabouço fiscal. “Responsabilidade fiscal eu não aprendi na faculdade, eu trago do berço”, afirmou Lula, sobre garantir a seriedade fiscal no Brasil. A entrevista completa será exibida no Jornal da Record, às 19h50.
Durante a conversa, o presidente abordou a revisão de gastos públicos, uma medida crucial para que o governo consiga cumprir a meta fiscal estabelecida para este ano. “Seriedade fiscal eu tenho mais do que quem dá palpite nessa questão fiscal no Brasil”, enfatizou.
Lula também comentou sobre sua experiência administrativa, destacando que não é “marinheiro de primeira viagem”. “Às vezes, fico irritado porque eu não sou marinheiro de primeira viagem. Eu sou o presidente da República mais longevo desse país depois de Getúlio Vargas e Dom Pedro II. Eu tenho experiência de administração bem-sucedida”, afirmou o presidente.
O chefe de Estado sublinhou a importância do crescimento econômico, afirmando que o que realmente importa é que “esse país esteja crescendo, que a economia esteja crescendo”. Lula fez críticas sem citar nomes a alguns líderes e especuladores, afirmando que “Brasil é muito grande; o que é pequeno é a cabeça de dirigentes e alguns especuladores”.
Por fim, o presidente deixou claro que, embora as metas fiscais sejam importantes, elas não devem ser seguidas rigidamente em detrimento de questões mais urgentes. “Você não é obrigado a estabelecer uma meta e cumpri-la se você tiver coisas mais importantes para fazer”, concluiu.