Os programas de benefícios para aqueles que optam por colocar o seu CPF na nota fiscal tem ganhado cada vez mais adeptos em todo o Brasil. Durante suas compras, é comum se deparar com a pergunta – “CPF na nota?”. Mas você sabe como consultar o saldo do CPF na nota fiscal?
Compre, coloque seu CPF e obtenha reembolso

Inicialmente, vale destacar que o programa é uma proposta de valorização da nota fiscal, implementada pelas secretarias da Fazenda de diversos Estados brasileiros com o objetivo de combater a sonegação fiscal e incrementar a arrecadação de impostos. Ao informar seu CPF na nota fiscal, a compra é registrada digitalmente, sendo possível consultar o saldo do CPF na nota no site do governo do Estado em que a aquisição foi realizada.
No processo, o consumidor informa o CPF na nota fiscal durante uma compra e, posteriormente, pode receber um reembolso em dinheiro pelo ato de cidadania.
O que o consumidor ganha com isto?
Além do retorno financeiro, com a adesão ao programa, o consumidor tem acesso a uma série de vantagens. É possível obter créditos para abater impostos, como o IPTU e o IPVA, além de poder fazer doações para instituições sociais. Em alguns Estados, os consumidores que optam pelo CPJ na nota fiscal também concorrem a prêmios.
Outro benefício é o controle financeiro. Ao se inscrever no programa, todas as notas fiscais emitidas no CPF ficam cadastradas no site, permitindo a consulta de documentos, conferindo se todos os valores estão corretos.
Consultando seu saldo: passo a passo
Consultar o saldo do CPF na nota fiscal é simples:
1. Acesse o site ou aplicativo do programa do seu Estado;
2. Faça login na sua conta utilizando seu CPF;
3. Acesse a área onde poderá atualizar seu cadastro, conferir as notas emitidas e consultar o saldo de pontos no programa de notas;
4. Verifique o saldo e os prazos para reembolso. A consulta é imediata;
5. Escolha a forma como deseja receber os valores. Se estiver dentro do prazo para reembolso, poderá optar por Pix ou transferência bancária.
No entanto, é preciso alertar que cada Estado define o cálculo para devolver parte do incremento real da arrecadação com o ICMS proveniente das notas fiscais no comércio varejista para o cidadão. Portanto, os valores e as formas de reembolso podem variar de acordo com a legislação de cada localidade.
Benefícios para todos
O programa oferece benefícios para o Estado, como a formalização, arrecadação de recursos, combate à sonegação de impostos e aumento da eficiência na administração tributária.
Já para as empresas, fortalece a regularização de comércios, combate à pirataria, redução de custos e fortalece a imagem de empresa socialmente responsável.
Para o cidadão, além de concorrer a prêmios e receber reembolso, há vantagens como maior segurança, controle das finanças, conscientização e abatimentos em impostos.
Monitore seu CPF e evite surpresas
Para reforçar ainda mais a segurança, realizar o monitoramento sistemático de seu CPF é uma maneira eficaz de controlar as suas finanças e prevenir fraudes. Serviços como o do Serasa Premium oferecem o rastreamento de tudo que acontece com seu CPF e CNPJ, como consultas, Score, negativações e muito mais. Esse serviço é automatizado e ativo 24 horas por dia, permitindo que você esteja sempre a par do que acontece com seus documentos de maneira segura.
Colocar o CPF na nota fiscal é não apenas uma maneira de contribuir com o ordenamento fiscal e a sociedade, mas também de lucrar com atos de cidadania. Então, da próxima vez que te perguntarem “CPF na nota?”, se lembre dos benefícios e consulte o saldo do seu CPF na nota fiscal.