Uma parceria entre o Ministério da Gestão e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promete trazer mudanças significativas no processo de solicitação da aposentadoria por tempo de contribuição. O objetivo é simplificar e tornar o procedimento mais fácil e intuitivo para o público.
Entenda o que mudará na solicitação da aposentadoria

Após uma intensa análise realizada pelo Laboratório de Qualidade dos Serviços Públicos (LabQ) no segundo semestre de 2024, o Ministério sugere que a linguagem utilizada no sistema de solicitação seja simplificada para facilitar o entendimento dos usuários. Com isso, é esperado que os cidadãos consigam entender com maior clareza as regras para solicitar a aposentadoria e façam o pedido de forma mais autônoma. Atualmente, o canal principal para a solicitação dos benefícios previdenciários é o sistema Meu INSS.
Veja como solicitar
Para solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição, siga o passo a passo abaixo:
- 1. Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS;
- 2. Clique na opção “Novo Pedido”;
- 3. No campo de busca, digite “aposentadoria por tempo”;
- 4. Selecione o benefício correspondente na lista que será exibida;
- 5. Leia atentamente todas as instruções e informações que serão apresentadas na tela e siga adiante.
Em caso de dúvidas, a Central de Atendimento do INSS está disponível gratuitamente através do número 135. Conheça ainda melhor os tipos de aposentadoria oferecidos pelo INSS.
Conheça outros tipos de aposentadoria do INSS
Além da aposentadoria por tempo de contribuição, o INSS oferece outros tipos de aposentadoria para os trabalhadores. Entre eles, estão a por idade, a especial, entre outros.
Com essas medidas, o Ministério da Gestão e o INSS esperam tornar o processo de solicitação da aposentadoria por tempo de contribuição mais simples e acessível, contribuindo assim para uma maior eficiência no atendimento aos cidadãos.
As alterações propostas devem ser implementadas ainda neste ano de 2024.