Está temporariamente indisponível a função de simulação de aposentadoria do aplicativo Meu INSS. A Dataprev, responsável pelo sistema do INSS, informou que a indisponibilidade se deve a atualizações conforme as novas regras previstas na Reforma da Previdência (Emenda Constitucional 103). A indisponibilidade da função persiste desde o dia 16 de janeiro deste ano, conforme informado pelo INSS. Ainda não há uma previsão precisa para o restabelecimento da função.
Simulação de aposentadoria informativa permanece inacessível

A simulação que está sendo atualizada é a categoria informativa. Nesse tipo de simulação, o cidadão tem acesso a informações como o tempo de contribuição e idade necessários para se aposentar. Conforme a Dataprev, espera-se que a funcionalidade seja restabelecida na próxima semana. Por outro lado, a simulação durante o processo de pedido de aposentadoria continua disponível aos usuários.
Alternativas para o cidadão: Central de Atendimento do INSS
Enquanto a função de simulação resume indisponível, cidadãos podem buscar orientação por meio da Central de Atendimento do INSS, que funciona pelo número 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Nova Reforma da Previdência e suas implicações
Aprovada no Senado em 2019, a nova Reforma da Previdência instaurou diversas mudanças. Dentre elas, está o aumento da idade mínima para aposentadoria, passando agora para 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. Além disso, o tempo mínimo de contribuição também aumentou, sendo agora 15 anos para mulheres, 20 anos para homens e 25 anos para servidores de ambos os sexos.
Vale lembrar que, com a aprovação da reforma, a aposentadoria apenas por tempo de contribuição chega ao fim. Para quem já estava no mercado de trabalho na época da aprovação, existem regras de transição. Essas alterações têm causado muitas dúvidas entre os cidadãos, que buscam no site do INSS a simulação de suas novas condições de aposentadoria.