Prepare-se, pois a Black Friday de 2023 já se aproxima! A data, marcada para acontecer no dia 24 de novembro, é um dos principais eventos para o varejo mundial. Mas, você sabe como essa “tradição” surgiu e se consolidou como o lançamento oficial da temporadas de compras de final de ano?
Apesar de algumas controvérsias em relação à sua origem, uma coisa é clara: o termo “Black Friday” nem sempre teve o apelo positivo que tem hoje, principalmente nos Estados Unidos. Mas, como chegamos até aqui? Vamos a uma viagem pela história da Black Friday.
A “Black Friday” e sua associação inicial negativa

O termo “Black Friday” foi utilizado pela primeira vez no século XIX, em 1869, para se referir ao crash do mercado de ouro nos Estados Unidos. Na época, claro, não tinha nenhum ligação com a data que conhecemos hoje.
Um século depois, por volta da década de 60, essa nomenclatura reapareceu. Desta vez, estava atrelada ao caos pós-Ação de Graças, onde a polícia da Filadélfia usava para descrever o movimento frenético de pessoas e carros nos centros urbanos. De forma geral, eram termos usados de maneiras pejorativas para eventos desastrosos, como quebras da bolsa ou grandes baixas no sistema financeiro.
A “Black Friday” e o varejo: uma relação promissora
Na passagem dos anos 80 e 90, o varejo decidiu abraçar a “Black Friday” para aproveitar o grande fluxo de consumidores após o feriado. Como colocou Alberto Guerra, especialista em Black Friday e professor de economia, “o termo ganhou um novo significado no comércio, passando a ser usado para se referir ao dia em que as lojas começam a registrar lucros após o feriado de Ação de Graças”.
A “Black Friday” se tornou assim um marco para os comerciantes “saírem do vermelho” e atingirem o “preto”. Ou seja, o momento de equilibrar as contas e ver os lucros aumentarem.
Como foi a adoção da Black Friday no Brasil?
Por aqui, a Black Friday começou a ser implementada nos anos 2010 e tomou força a partir de 2012. Segundo o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado), as vendas no varejo cresceram 6,9% na Black Friday de 2022, e somente no e-commerce, essa alta foi de 21,1%.
A ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) espera que, em 2023, a Black Friday gere um faturamento de R$ 7,1 bilhões no e-commerce, o que representa um crescimento de 17% em relação ao ano anterior. E assim, a Black Friday se confirma como uma das datas mais significativas para o varejo brasileiro.
Portanto, mesmo com um início controverso, a Black Friday mostrou seu potencial para o mercado do varejo, tornando-se uma data aguardada tanto por consumidores quanto por comerciantes. E que venha a Black Friday 2023!