A agência de viagens CVC divulgou seu balanço financeiro para o terceiro trimestre de 2023. A companhia registrou um prejuízo líquido de R$ 87,5 milhões, valor este que é 16,6% superior ao prejuízo registrado no mesmo período de 2022, que foi de R$ 75 milhões.
A empresa justifica essa alta no prejuízo sobretudo devido ao registro de impairment de ágio da Submarino Viagens, refletindo a revisão do plano de negócios, com a subsequente redução das parcerias operacionais, o que resultou em uma perda no valor recuperável. Outro fator, segundo a CVC, foi a marcação à mercado do bônus de subscrição e impairment sobre ativos fiscais diferidos.
Mas o que isso significa para as finanças da CVC?

Em termos ajustados, a CVC registrou um lucro líquido de R$ 36,3 milhões. Este valor inclui R$ 11,9 milhões de baixa de imposto diferido, R$ 77,1 milhões de impairment de ágio da Submarino Viagens e R$ 34,8 milhões da marcação a mercado de bônus de subscrição.
De acordo com a administração da CVC, ajustado pela baixas contábeis de investimentos passados e a marcação a mercado do bônus de subscrição, a empresa conseguiu reverter “uma trajetória de prejuízos acumulados desde o início da pandemia”.
Como foi o desempenho da CVC em outros aspectos?
Por sua vez, o EBITDA (Lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) ajustado ficou em R$ 96 milhões, o que representa uma melhora de 34,3% em relação ao mesmo período no ano passado. Sem ajustes, o EBITDA somou R$ 19,7 milhões, refletindo uma piora de 61,2%.
O terceiro trimestre de 2023 também contou com um avanço de 11,3% na receita líquida da CVC, que registrou R$ 375,8 milhões. No setor B2C, o aumento da receita foi de 33,7%. Já área B2B relatou uma queda de 1,8% na receita líquida.
As reservas confirmadas totalizaram R$ 3,7 bilhões no 3T23, com recuo de 4,3% em relação ao mesmo trimestre do ano passado.
E qual é o impacto desses resultados para o futuro da CVC?
Apesar dos desafios financeiros enfrentados pela empresa, que resultaram na retração das receitas, a CVC destaca algumas iniciativas importantes para o fortalecimento dos seus negócios. A empresa aponta a melhoria na estratégia de pricing e a maior assertividade na oferta de produtos exclusivos como algumas das ações que devem contribuir para a melhora do desempenho financeiro nos próximos trimestres.
Contudo, o cenário ainda é desafiador para a CVC. A empresa precisa lidar com as implicações da pandemia do Covid-19 e as mudanças no comportamento do consumidor, que tem adotado novas formas de planejar e realizar suas viagens.
Portanto, apesar da reversão de prejuízos registrada neste último trimestre de 2023, a agência de viagens CVC (CVCB3) precisa continuar trabalhando para fortalecer seus negócios e se adaptar às novas demandas do mercado de viagens nesse período pós-pandêmico.