
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em alta nesta sexta-feira (2), após o Senado norte-americano ter aprovado o projeto para suspender o teto da dívida. Agora, o texto vai para a sanção presidencial de Joe Biden, que evita um calote histórico na maior economia do mundo e traz certo alívio aos mercados.
Com a questão da dívida resolvida, os olhos dos investidores ficam atentos à próxima decisão de política monetária do Federal Reserve, que terá um indicador importante para analisar. O relatório de emprego dos EUA, o payroll, será divulgado nesta sexta, e o consenso do mercado aponta para a criação de 160 mil vagas de trabalho em maio e uma alta na taxa de desemprego para 3,5%.
No Brasil, o principal indicador será a produção industrial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que será anunciado às 9h. Além disso, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fará uma palestra sobre criptomoedas em evento da Valor Capital.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas seguiram Wall Street e fecharam em alta nesta sexta-feira (2), juntos com o mercado acionário europeu, que opera em valorização hoje, antes da divulgação do relatório de trabalho dos EUA com o payroll, depois que autoridades do Federal Reserve reacenderam as esperanças de que outro aumento da taxa de juros pudesse ser adiado. Além disso, o mercado reage à aprovação final do acordo entre Congresso e Casa Branca para evitar um calote da dívida do governo norte-americano.
Agenda econômica
- 8h – Brasil: IPC-S Capitais (4ª Quadrissemana de Maio)
- 9h – Brasil: Produção Industrial (Abril)
- 9h30 – EUA: Relatório de Emprego – Payroll (Maio)
- 12h30 – Brasil: Roberto Campos Neto profere palestra sobre criptomoedas em evento da Valor Capital
- 14h30 – EUA: Contagem Total de Sondas – Baker Hughes